Carreira em Nutrição oferece diversas áreas de atuação

A busca por uma alimentação de melhor qualidade faz com que os nutricionistas sejam bastante requisitados. A promoção da segurança alimentar específica para cada organismo, avaliando as suas necessidades nutricionais, com o objetivo de garantir a boa saúde e o bem-estar de cada indivíduo fazem parte do trabalho do nutricionista.

Para atuar como nutricionista, é necessário ter a graduação em Nutrição, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A formação em Nutrição dura, em média, quatro anos e contém na grade curricular disciplinas como Anatomia, Biologia, Química e Psicologia, por exemplo.

Quanto aos cursos de pós-graduação, há várias especialidades, podendo ser escolhidas: Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva; Administração Alimentar; Desenvolvimento de Produtos Industriais; Docência e Pesquisa; Saúde coletiva, entre outras.

Dentre as diversas áreas de atuação do nutricionista, destacam-se:

Alimentação coletiva: nesse campo, o profissional pode trabalhar em pequenos restaurantes e em unidades de produção para servir a milhares de pessoas diariamente. Nesses quesitos estão a alimentação produzida para escolas, asilos, creches, hospitais e navios. Trabalha para adequar a produção de acordo com as normas sanitárias, zelando pelas boas práticas de manipulação de alimentos.

Indústria alimentícia: nessa área, o nutricionista pode desenvolver produtos e estudos experimentais para um novo gênero alimentício, além de participar do melhoramento de um produto que será introduzido no mercado de consumo.

Nutrição clínica e ambulatorial: os nutricionistas que optam por atuar no ambiente hospitalar têm como uma das atividades principais cuidar da alimentação dos pacientes e do monitoramento de suas condições nutricionais. Nessa área, o profissional pode se especializar no tratamento estético, de obesidade, doenças crônicas e intolerâncias alimentares, por exemplo.

Nutrição esportiva: essa é uma das áreas mais conhecidas de atuação dos nutricionistas. Nesse campo, os trabalhos mais conhecidos são de orientação a atletas e instrução de equipes participantes em competições esportivas. O nutricionista que trabalha com nutrição esportiva também está habilitado para acompanhar indivíduos que procuram por bons resultados em práticas de exercício físico.

Marketing na área de alimentação e nutrição: no marketing, os nutricionistas participam da elaboração de materiais técnicos e educativos sobre produtos alimentícios. Esse profissional ajuda na orientação sobre as vantagens de um produto e como ele deve ser utilizado.

Gastronomia: nesse ramo, o profissional formado em Nutrição pode desenvolver preparações de acordo com restrições alimentares e realizar adaptações de receitas.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil