Caratecas paraenses conquistam cinco medalhas de ouro no Campeonato Sul-americano de Karatê

Competição reuniu atletas de sete países. Ao todo, Pará levou 14 medalhas

Seis caratecas de Parauapebas, sudeste do Estado, retornaram ao Pará com cinco medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze conquistadas no Campeonato Sul-americano de Karatê, ocorrido na cidade de Catamarca, na Argentina, entre os dias 15 a 17 de novembro.

Para a competição, os atletas contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). No total, foram 14 medalhas, incluindo uma de prata conquistada por equipe no kata. O evento contou com a participação de atletas de seis países: Brasil, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, África do Sul, além da Argentina, que sediou a competição.

O faixa preta Wemerson Silva Fox foi campeão na categoria Adulto com duas medalhas de ouro no kata e kumite. Pedro Cunha, disputando na categoria 8 e 9 anos, também levou ouro no kata e kumite.

“Em primeiro lugar, agradeço a Deus por essa vitória. Sou bicampeão mundial de karatê e agora sou campeão sulamericano, conquistando o primeiro lugar nesta competição na Argentina e pude contar com o apoio da Seel. Obrigado a todos que acreditam em mim”, disse Pedro, de 8 anos.

Já o faixa preta Alex André, na categoria Juvenil, foi campeão no kata e vice-campeão no kumite, e ainda vice-campeão no kata em equipe. Gabriel Gambeta, faixa-branca na Categoria 14 e 15 anos, foi vice-campeão no kata e no kumite.

Na categoria Adulto, Maurício Vital foi vice-campeão no kumite, e Franklin Paixão foi 3° lugar no kata e 3° lugar no kumite. Ambos são faixa preta.

“O evento contou com a participação dos atletas que foram representar o Estado e todos foram medalhistas, e isto é um grande exemplo na modalidade no Pará. A secretaria se orgulha de ter apoiado esses caratecas, que mostram o potencial do nosso karatê em competições nacionais e internacionais”, ressaltou o diretor técnico da Seel, Erivelto Pastana.