A chegada do navio MS Mariner ao trapiche de Icoaraci abriu temporada de cruzeiros 2025 em Belém nesta quinta-feira (16). O navio veio da região do Caribe com cerca de 600 turistas e aproximadamente 400 tripulantes estrangeiros.
Recepção
Os visitantes ganharam uma recepção especial que movimentou o trapiche ao som do carimbó, com apresentação do grupo de ritmos amazônicos Senta Peia. “O turismo é essencial para a cultura e economia criativa. Estamos prontos para mostrar o melhor de Belém”, disse Eduardo Luz, integrante do grupo folclórico.
Érica Evangelista, acompanhada da filha Beatriz e do esposo Francisco Neto, todos moradores de Icoaraci, foi ao trapiche ver a festa pela chegada dos turistas. “É muito bom ver essa chegada. E aqui a orla fica mais agitada com essas apresentações culturais. Eu acho muito legal esse carimbó que sempre tem e a gente vem para cá para ver”, comentou Érica.
Os visitantes foram divididos em três grupos para visitar pontos turísticos da capital paraense. A primeira turma, composta por 260 pessoas, embarcou em sete ônibus com destino a uma marina no bairro do Guamá, de onde seguiu de barco para uma trilha ecológica em Boa Vista do Acará, para uma experiência sobre as belezas naturais da região amazônica.
Às 10h, um segundo grupo, de 100 turistas, partiu para conhecer a Estação das Docas. Por volta do meio-dia, outros 120 turistas deixaram o trapiche para visitar o Museu Emílio Goeldi, o Mercado do Ver-o-Peso e o Forte do Castelo. No início da tarde, outro grupo, também de 120 visitantes, seguiu para pontos como o Theatro da Paz, o Museu de Arte Sacra e o Espaço São José Liberto.
“Esta é a primeira parada do cruzeiro, e nunca tinha visitado Belém antes. É a primeira vez que estou na cidade”, comentou uma turista caribenha ao caminhar pelo trapiche de Icoaraci, encantada com a recepção e as paisagens da cidade.
A recepção na orla de Icoaraci foi organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contou com apresentações culturais e estrutura completa para acolher os visitantes. “Estamos felizes de poder recebê-los e mostrar o que temos de melhor, nosso povo e nossa culinária riquíssima. Talvez eles tenham vindo já motivados pela COP 30, que trará ainda mais visibilidade para Belém”, destacou a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino.
Para garantir uma experiência mais acessível, a prefeitura disponibilizou mapas bilíngues e intérpretes para apoio aos turistas.
Economia
A chegada de cruzeiros, como o MS Mariner, impacta de forma direta na economia de Belém, com o consumo de produtos e serviços da cidade pelos visitantes, o que fortalece a geração de emprego e renda.
Em 2023, o turismo cresceu 66% no Pará em comparação a 2021 e movimentou R$ 661 milhões segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o ministro do turismo, Celso Sabino, em 2024 houve recordes de visitantes internacionais e nacionais, além do aumento de quase 50% no fluxo turístico no Pará em 2024. A expectativa é de crescimento ainda maior neste ano de 2024 com a realização da COP 30 em Belém, uma forma de reforçar o potencial turístico da região no cenário internacional.
Segurança
Agentes da Guarda Municipal de Belém deram apoio no desembarque dos 600 turistas do Cruzeiro Mariner. “A RONDAC é especializada e tem uma experiência muito grande em fazer este tipo de condução, ano passado fizemos a segurança estratégica do Macron (Emmanuel Macron, presidente da França), estamos preparados para fazer a segurança dos turistas”, destacou o chefe da ação, inspetor Laudemir Corrêa, da Divisão de Operações.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.