Prefeito Edmilson Rodrígues
Belém e região metropolitana vão integrar o programa de inovação e tecnologia do Governo Federal CITinova. A capital paraense é uma das três cidades contempladas com o programa e a oficialização foi anunciada durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que ocorre dentro da programação dos Diálogos Amazônicos, no Palacete Faciola, neste domingo, 6.
O programa é gerido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e busca desenvolver ações de tecnologia e inovação que possam apoiar o planejamento urbano integrado e o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. “É a ciência e a inovação trabalhando para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.
Nesta etapa, o programa vai beneficiar as regiões metropolitanas das cidades de Belém (PA), Teresina (PI) e Florianópolis (SC). “Alguns milhões de reais serão aplicados em Belém para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de desenvolver a cidade. Nós vamos usar muito bem esses recursos”, assegura o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras
Uma ferramenta que permite avaliar os 5.570 municípios brasileiros, por meio de 100 indicadores socioeconômicos e ambientais. Esse é o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC-BR), que foi lançado neste domingo, 6, no Palacete Faciola, como parte da programação do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades.
O estudo apontou desafios socioeconômicos e ambientais a serem superados pelos municípios brasileiros até o ano de 2030. A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento.
“Esse estudo demorou dois anos para ser concluído e assim termos um olhar para todas as cidades do Brasil, incluindo Belém. A ideia é mostrar uma fotografia dessas cidades para estimular com que elas avancem na sustentabilidade”, explicou o coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Jorge Abrahão.
Dados
O índice sinalizou a enorme desigualdade entre as diferentes regiões do país e aponta, também, que todos os municípios ainda estão longe de alcançar um nível muito alto de desenvolvimento sustentável. Numa escala de 0 a 100 pontos, nenhuma cidade atingiu pontuação acima de 80, segundo o estudo. Confira aqui o IDSC-BR.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.