Belém é finalista do projeto InovaJuntos de desenvolvimento urbano e inovação para municípios

O município de Belém é finalista do projeto InovaJuntos, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), de Portugal, e apoio financeiro da União Europeia (UE). No total, 64 municípios se inscreveram para participar do processo, mas Belém é a única capital brasileira finalista do projeto internacional.

A capital paraense é finalista no eixo temático “Cidades Verdes e Mudanças Climáticas”, que receberá por três anos capacitação e apoio técnico a partir das vocações, potencialidade e fragilidades identificadas no município. Serão realizados métodos quantitativos de análise de dados para implementação de laboratórios de inovação.

O InovaJuntos é um projeto que objetiva fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para inovação público-privada entre municípios de Portugal e do Brasil, além de outros países da América Latina.

Nesta segunda-feira, 23, como representante das cidades finalistas do projeto, o prefeito Edmilson Rodrigues participa em Brasília do evento de boas-vindas do InovaJuntos, com representantes da União Europeia, embaixadas e demais instituições brasileiras e internacionais.

O secretário municipal de Gestão do Planejamento de Belém, Cláudio Puty, e a assessora para Negócios Internacionais da Prefeitura de Belém, Cláudia Horn, acompanham o prefeito de Belém.

A iniciativa do InovaJuntos selecionou 10 cidades brasileiras e algumas cidades portuguesas e estabelecerá conexões entre essas cidades. O programa prevê investimento por pelo menos três anos, em consultorias de processos participativos para constituir um plano de inovação dos municípios membros.

“A ideia é fazer que Belém se transforme numa referência de cidade das novas ideias, cidade inovadora, no pensar e no agir, na cidade inteligente, socialmente justa e ecologicamente equilibrada e democrática, sendo a mais importante experiência de democracia participativa já realizada hoje em todo Brasil”, enfatizou Edmilson Rodrigues.

Processo InovaJuntos – Na última segunda-feira, 16, a Prefeitura de Belém, por meio do secretário municipal de Gestão do Planejamento, Cláudio Puty, e da assessora para Negócios Internacionais da Prefeitura de Belém, Claúdia Horn, participou da entrevista da comissão julgadora do projeto para detalhar e compreender os aspectos dos programas municipais inscritos sob a temática Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Territorial e Consórcios, Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços inclusivos e Inovação Cultural e Social.

“Estamos muito felizes em sermos finalistas desse projeto. Eles se interessaram muito nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belém pensando no bem-estar da nossa população nas áreas do saneamento básico, energias renováveis e espaços verdes”, disse o titular da Segep, Cláudio Puty.

Entre as ações transformadoras – que Belém implementa desde 2021- chamaram a atenção da comissão do projeto a troca de toda a iluminação pública por lâmpadas de LED; a gestão de resíduos sólidos e cooperação técnicas entre os municípios da região metropolitana relacionados ao transporte público; a regularização fundiária na cidade e os projetos de fontes de energias limpas e renováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui