Basílica Santuário de Nazaré adapta seu funcionamento para proteger fiéis

Os padres Barnabitas – que estão à frente da Basílica Santuário de Nazaré –, entendem que é preciso respeitar o momento de isolamento social, sem descuidar de sua missão cristã e evangelizadora. Por ser um serviço essencial, a Basílica Santuário de Nazaré permanece aberta todos os dias, de 8h às 12h e das 15h às 18h, sempre seguindo as normas decretadas pelas autoridades sanitárias e de saúde do País.

O Setor de Atendimento também está com funcionamento presencial, diariamente, no mesmo horário, observando todas as recomendações de prevenção ao novo Coronavírus, como os cuidados com a higiene pessoal por meio da lavagem das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o controle da entrada de pessoas, para evitar aglomerações.

As duas creches e o Cantinho São Rafael – mantidos pela Basílica Santuário –, o Centro Social, o espaço Memória de Nazaré e a Loja Lírio Mimoso permanecem fechados.

Assistência espiritual

Desde o início do decreto de isolamento social, os padres Barnabitas elaboraram uma programação completa, pela TV e Internet, para que os fiéis se previnam do vírus ao mesmo tempo em que mantêm sua assistência espiritual. Atualmente, direto de sua capela, na Basílica Santuário, os padres se revezam entre celebrações de missas, adoração, novenas e terços, tudo ao vivo.

A Santa Missa é transmitida por meio das redes sociais da Basílica Santuário e da TV Nazaré. De segunda a sábado, são três missas diárias: às 7h, 12h e 18h. Aos domingos, as missas das 10h e 18h também são transmitidas, ao vivo, pela TV Nazaré, Facebook e YouTube.

Além disso, são feitas celebrações exclusivas pelo Facebook e YouTube, de segunda a sábado: às 9h, Novena do Santo e Médico Antônio Maria Zaccaria; às 11h30, Novena de Nossa Senhora de Nazaré; às 15h, Terço da Misericórdia; às 17h, Terço Mariano e, às quartas-feiras, às 19h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento.