Terapias complementares e holísticas são termos utilizados quando nos referimos a técnicas que complementam os tratamentos de saúde tradicionais. A eficácia dessas, por vezes são questionadas no mundo médico. No entanto, alguns estudos demonstram que práticas como a acupuntura, a reflexologia e até mesmo a aromaterapia podem proporcionar melhoras no bem-estar e qualidade de vida geral.

Nessas técnicas o cliente é abordado integralmente (conforme o princípio do holismo: aspecto físico, mental, emocional e espiritual), em busca do equilíbrio corpóreo-psíquico-social, concentrando-se tanto na causa como nos sintomas, trabalhando por meio de técnicas naturalistas a harmonização com a ampliação da consciência.

Em síntese, as terapias buscam bloqueios (memórias e sensações) guardados no subconsciente vivenciados durante a infância/adolescência, que dificultam o desenvolvimento da vida em vários aspetos. Valorizando a qualidade de vida e o bem estar e evitando o uso de medicamentos.

As terapias alternativas, acima de tudo, envolvem uma visão diferenciada do ser humano e dos medicamentos. Algumas são mais voltadas para o interior do indivíduo, tratando suas crenças, percepções sobre si mesmo e feridas do passado. Outras focam no físico, como a quiropraxia e a massoterapia, ajudando na melhora da postura corporal e remoção da tensão de regiões doloridas como, por exemplo, a lombar e a cervical.

Em 2006, o Governo Federal brasileiro criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), oficializando o atendimento da população com Terapias Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vejamos as modalidades disponíveis para tratamento através do SUS: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda Bioenergética, Biodança, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica, Medicina tradicional chinesa (como taichi-chuan e liangong), Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia comunitária integrativa, Terapia de florais, Termalismo social/crenoterapia e, Yoga.

Para mais informações, entre em contato com (91) 9-8095-0838.