Aprovados na 1ª fase do Revalida precisam fazer inscrições para 2ª fase a partir do dia 31

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital com cronograma e diretrizes da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Conforme o documento, os participantes aprovados para a segunda fase do programa deverão fazer a inscrição para a próxima prova entre 31 de maio e 4 de junho.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As datas e as cidades de aplicação do exame serão divulgadas até a abertura das inscrições, considerando a evolução da pandemia de Covid-19 em cada um dos municípios previstos para a realização das provas.

Será permitido participar dessa segunda fase os estudantes aprovados na primeira etapa, cujo resultado foi divulgado no dia 5 de março. Na segunda etapa, os participantes realizarão provas de habilidades clínicas.

O Revalida é aplicado pelo Inep desde 2011, para brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, com objetivo de subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil