A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque) convoca os aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do curso Técnico em Cozinha, do edital 001/2019 da Escola Criativa da Gastronomia de Belém, para efetuar a matrícula na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, na sede da Escola Bosque, das 18 às 22 horas. O edital foi publicado no Diário do Município de Belém, no último dia 13 de janeiro.

Os convocados devem estar munidos de documentos pessoais: Certificado de Ensino Médio (cursando ou em andamento); Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista (homens) e duas fotos 3×4 recentes, para efetuar a matrícula.

Educação e empreendedorismo – Como parte da Casa Escola da Pesca, vinculada à Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira e administrada pela gestão da capital paraense, a Escola Criativa da Gastronomia de Belém é mais uma política pública de educação e empreendedorismo, destinada a donos de restaurantes, permissionários de barracas de comidas típicas ou qualquer interessado da região, buscando a valorização da mão de obra, por meio da culinária, no município. A Escola foi inaugurada no dia 6 de dezembro do ano passado, e, no próximo dia 27 de janeiro começam as aulas do curso.

Projeto – Fábio Sicília, chef de cozinha paraense, participou da elaboração do projeto da Escola, que também tem a parceria da Universidade da Amazônia (Unama) e conta com a consultoria técnica pedagógica de Bruno Morais, coordenador do curso de Gastronomia da Unama.

A Escola convidará chefs paraenses renomados, como Ângela Sicília, Herlander Andrade, Roberto Neves, Roberto Marques, Saulo Jennings, Daniela Martins, Rubão, entre outros para ministrar palestras aos alunos. Também está sendo negociado um termo de cooperação técnica com restaurantes, por meio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), para que alunos possam sair das salas de aulas direcionados a empregos, ao final do curso.

Escola – Com um investimento de mais de R$ 1 milhão na construção e compra de móveis e equipamentos, a Escola Criativa da Gastronomia de Belém conta com três salas de aula para 30 e 60 alunos, um laboratório, uma cozinha industrial, um refeitório e três banheiros, sendo um adaptado.

Totalmente gratuito, o curso técnico em cozinha se divide em três módulos com duração de um ano e meio, e carga horária de 480 horas. Língua Portuguesa, Informática Básica, Microbiologia de Alimentos, Bioquímica de Alimentos são algumas das disciplinas da grade curricular.

“No primeiro módulo, de Higiene e Vigilância Sanitária, o aluno vai aprender sobre as condições de higiene exigidas para bares e restaurantes. No segundo módulo, Cozinha Inicial, o aluno vai aprender técnicas básicas de culinária, confeitaria e panificação. E no terceiro módulo, Cozinha Avançada, o aluno vai aprender técnicas da cozinha oriental, contemporânea, brasileira e regional”, explica Bruno Morais, nutricionista e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Morais foi consultor técnico pedagógico da Escola de Gastronomia, que criou a proposta pedagógica da entidade, a partir da realidade da comunidade local, para que o aluno aproveite, ao máximo, aquele espaço, com cursos livres de um dia, uma semana ou semestral.

Veja a lista dos convocados:

1 – Rafael Jardim de Oliveira

2 – Vanessa da Silva

3 – Leny do Nascimento

4 – Risilene Santos Silva

5 – Selma Duarte Gonçalves

6 – Patrícia Ramos de Souza

7 – Zilma Pinto Alves

8 – Giovânia de Jesus dos Santos Pereira

9 – Jocielma de Souza Coelho

10 – Samuel dos Santos Sousa

11 – Sarah Cristina da Costa Amaral

12 – Cristiane Danielle dos Santos Lobato

13 – Daneide Simone da Silva Nascimento

14 – Nilzanira dos Santos Corrêa

15 – Anderson do Carmo Rodrigues

16 – Ana Carla dos Santos Teixeira

17 – Nazaré de Souza Moraes

18 – Merieli Cristina Ferreira Teixeira

19 – Ana Cristina Amaral Araújo

20 – Maria Izabel Fernandes Freitas

21 – Marília Fernandes Gomes dos Santos

22 – Ricardo da Silva Lisboa

23 – Leonice da Silva Machado

24 – Elizete de Sousa Santos

25 – Patrícia Janne da Costa Sarges

26 – Deisy Reis dos Santos

27 – Claudiane Ferreira Gomes

28 – Valdeci Martins Nunes

29 – Manuela Lobato Borcem

30 – Anna Sammia Piedade do Rosário

31 – Maria Francisca Gomes Martins

32 – Leliane Lopes

33 – Weudson Santana Lima

34 – Maria Alessandra Machado da Silva

35 – Maria Cristina Madureira Fernandes

36 – Gurioscaiz Franciscois de Oliveira Lima

37 – Edna dos Santos Creja

38 – Yuri do Nascimento Silva

39 – Anderson da Costa Dias

40 – Antonio Fabiano Matos Costa

41 – Katia Cilene Nascimento da Silva

42 – Flávia de Oliveira Pereira

43 – Erika Fernanda Alcântara dos Santos

44 – Andréia Pimentel de Morais Barbosa

45 – Adriana de Fátima Sousa de Paiva

Serviço: A sede da Escola Criativa de Gastronomia fica localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro de São João do Outeiro (ilha de Outeiro). Os convocados à matícula devem estar munidos de documentos pessoais: Certificado de Ensino Médio (cursando ou em andamento); Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista (homens) e duas fotos 3×4 recentes.

Texto: Tábita Oliveira