APAE Belém lança uma programação para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

No período de 21 a 28 de agosto, é comemorado, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data tem como objetivo, evidenciar a importância de discutir conceitos, ideias, sugestões e temas pertinentes a vida das pessoas com deficiência. Além disso, é necessário abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar, no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em alusão a data, a Associação De Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém vai promover uma série de atividades. Nos dias 21, 22, 23, 27 e 28, várias palestras estão programadas.

Dentre elas, o debate sobre a violência sofrida pelas pessoas com deficiência; doenças raras e cuidados paliativos; o processo de curatela e tomada de decisão apoiada; conversa com familiares e usuários sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência. As palestras serão ministradas no Auditório da Instituição, com taxa de R$ 10,00 (dez reais) e certificação virtual.

Passeio ciclístico

O passeio ciclístico Bike APAE Legal iniciou em 2017, com o objetivo de incentivar a prática do esporte, pretendendo assim, favorecer habilidades cognitivas, sensoriais, sociais e de desenvolvimento da qualidade de vida dos usuários com deficiência. O Projeto tornou-se uma experiência exitosa, tanto que neste ano, o evento está na terceira edição. O passeio ciclístico “Bike APAE Legal” faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Dos 120 participantes do projeto em 2018, entre os turnos da manhã e tarde, todos tiveram ganhos significativos na socialização, interação, orientação espacial, coordenação motora, equilíbrio, atenção e concentração, na resolução de problemas, na qualidade de vida, dentre outros aspectos. O Passeio reafirma que a pessoa com deficiência é capaz de realizações e superações e que andar de bicicleta mostra a capacidade de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e múltipla.

Durante o passeio, os usuários que ainda não estão aptos a pedalar vão participar de diversas brincadeiras na quadra esportiva da instituição. Além disso, teremos a Feijoada Beneficente, que será vendida no valor de 10 reais, após a chegada do passeio.

Serviço

Inscrições:

Shopping Pátio Belém, de quinta-feira a domingo, de 10h às 20h

APAE Belém, Av. Generalíssimo Deodoro, 413.

Valor da inscrição: R$ 40,00

Data do passeio: 25 de agosto (domingo)

Concentração: às 7h

Saída: 7h30

Percurso

Avenida Generalíssimo Deodoro (sede da APAE) – Rua Domingos Marreiros – Avenida José Bonifácio – Avenida Duque de Caxias (parada próximo ao Hangar – ponto de apoio/hidratação) – retorno pela Duque de Caxias – Rua Antônio Barreto – Travessa Dom Romualdo de Seixas – Rua Diogo Moía – Avenida Generalíssimo Deodoro (sede da APAE).

Mostra cultural

No dia 27 de agosto, às 19h, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, promove uma Mostra Cultura denominada “Revivendo Espetáculos Apaeanos”. A mostra vai contar com apresentações de música, teatro e dança. Os usuários da APAE, vão apresentar espetáculos criados para o Festival Regional Nossa Arte.

Serviço

Data: 27/08/2019

Hora: 19h

Local: Tetro Gasômetro

Programação completa

 

Dia 21/08

Manhã (9h às 11H): O esporte sob perspectiva da inclusão e protagonismo da pessoa com deficiência

Tarde (15h às 17h): Violência contra pessoas com deficiência

Dia 22/08

Manhã (9h às 11H):  Atuação do terapeuta ocupacional junto às crianças com deficiência.

Tarde (15h às 17h): Minha Casa, minha vida e Cheque Moradia.

Dia 23/08

Manhã (9h às 11H): Cuidando do cuidador.

Tarde (15h às 17h): Doenças raras e cuidados paliativos.

Dia 25/08

3º Passeio Ciclístico Bike APAE Legal (Concentração às 7h)

Feijoada Beneficente (às 12h)

 

Dia 27/08

Manhã (9h às 11H): Curatela e Tomada de Decisão Apoiada.

Noite: (19h): Mostra Cultural.

Dia 28/08

Manhã (9h às 11H): Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Tarde (15h às 17h): Roda de conversa com os familiares e usuários sobre direitos e deveres.