Amazônia Doc abre inscrições nacionais e internacionais

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico do Cinema. O evento será realizado de será de 11 a 20 de maio, em Belém, com mostras competitivas nacional e internacional. Até dia 24 de março, documentaristas dos 9 países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) estão aptos a enviar produções para as mostras competitivas Pan-Amazônica e Amazônia Legal.

Podem ser inscritos documentários curtas (de até 25 minutos) e Telefilmes/longas-metragens (com mínimo de 52 minutos). O edital está no site http://amazoniadoc.com.br/inscricoes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, através da plataforma Filmfreeway (https://filmfreeway.com/AmazoniaDoc). Dúvidas e mais informações, pelo (91) 3349-2018. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 20 de abril.

“Trazendo como objetivo, democratizar o acesso à produção audiovisual de documentários do território Pan- Amazônico, promover difusão e incentivar o intercambio de documentaristas em todos os países Pan-Amazônicos, o festival também forma público.”

Projeto agrega mais dois festivais em 2020

Além das tradicionais mostras competitivas, este ano o Amazônia Doc traz mais dois festivais para dentro de sua programação. O 1º festival As Amazonas do Cinema, voltado para produção audiovisual feminina da Amazônia, vem fortalecer a presença, participação e representatividade efetiva de mulheres produtoras, cineastas, críticas, fotógrafas e jornalistas em todos os setores da produção audiovisual Pan-Amazônica. As inscrições poderão ser realizadas de 2 de março a 5 de abril.

“E o 1º Curta nas Escolas, que além de democratizar o acesso ao cinema e a produção, contribui e estimula a consciência crítica dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará, através da linguagem cinematográfica. As inscrições serão de 20 de março a 10 de abril.”

Há outras atividades que ocorrem antes do período oficial do festival. De 02 a 30 de março serão realizadas oficinas de Direção, Roteiro, Fotografia, Som e Edição de cinema para alunos do Ensino Médio das escolas públicas da região metropolitana de Belém. Os filmes produzidos pelos alunos durante as oficinas serão selecionados por meio de uma curadoria para programação na Mostra Competitiva/Mostra Paralela. Os 3 filmes da Mostra Competitiva que obtiverem a maior pontuação pelo Júri Oficial serão premiados.

10 anos e cinco eventos realizados

Nas últimas cinco edições, 30 mil pessoas já estiveram no Amazônia Doc e cerca de 300 filmes inéditos foram exibidos. Já estiveram em Belém, cerca de 80 nomes relevantes do audiovisual, entre cineastas, críticos e teóricos nacionais e internacionais (Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Colômbia) para ministrar masterclass, workshops, mesas de debates e bate-papo. O festival contabiliza ainda 25 oficinas realizadas na área direção, roteiro, animação e fotografia para documentários, capacitando aproximadamente 500 participantes.

“Em 2019 completamos 10 anos de existência e realizamos nossa 5ª Edição. Foi uma edição de consolidação do projeto, os resultados foram super positivos! Nosso objetivo principal na 6ª Edição é manter o Festival vivo, pois ele articula, pensa nossa produção audiovisual, e ainda, contribui efetivamente com a articulação da nossa rede de intercâmbio com o cinema produzido nas diversas “AMAZÔNIAS”, diz Zienhe Castro, produtora do evento.

Serviço

6ª edição Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico do Cinema. Inscrições até 24 de março. Acesse o edital no site http://amazoniadoc.com.br/inscricoes. As inscrições são feitas pela plataforma Filmfreeway (https://filmfreeway.com/AmazoniaDoc). Mais informações, pelo (91) 3349-2018.

Texto: Luciana Medeiros (Assessoria de Comunicação)