Geral

Alunos da rede pública estadual conhecem as riquezas naturais do Parque do Utinga

 

 

Quarenta estudantes da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, situada no bairro da Guanabara, em Ananindeua, tiveram a chance de explorar as maravilhas naturais do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”. A visita à Unidade de Conservação (UC), localizada na capital paraense, ocorreu no Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira (22).

O Parque Estadual do Utinga tem um papel fundamental no fornecimento de água para a Região Metropolitana de Belém. Aproximadamente 70% da água consumida na região provém dos lagos Bolonha e Água Preta, que são protegidos pela UC. Este recurso natural abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas nos municípios de Belém e Ananindeua.

Durante a visita, os estudantes, com idades entre 6 e 12 anos, puderam perceber a importância desses mananciais e da biodiversidade presente no Parque. Guiados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), eles foram apresentados a diversas espécies da fauna e da flora que habitam a UC, reforçando a importância da preservação da natureza para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

Para os educadores da Escola Estadual Profª. Maria Encarnação Campos de Araújo, a visita representou uma oportunidade única de ampliar o aprendizado dos alunos além dos limites da sala de aula. Eles acreditam que a experiência prática e imersiva, proporcionada pelo contato direto com a natureza, contribui não apenas para o conhecimento científico, mas também para o desenvolvimento de valores como respeito e cuidado com o meio ambiente.

Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém, está convencido de que os alunos voltaram com um acervo de conhecimentos e experiências que certamente terão impacto em suas vidas. “Tenho certeza de que acolher esses jovens no Parque Estadual do Utinga não só despertou o interesse pela conservação ambiental, mas também fortaleceu o senso de pertencimento e responsabilidade em relação ao patrimônio natural da região”, destacou o gestor.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está situado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. Abre de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h. Às terças-feiras, o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para visitas de escolas e universidades pode ser realizado pelo e-mail: grb.dgmuc@gmail.com.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

1 dia ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

1 dia ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

2 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

2 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

3 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.