Alerta: não atenda ligações em que apareça seu próprio número de telefone

Procon-SP divulgou um vídeo alertando para um novo golpe e orientou que usuários não atendam chamadas em que o próprio número aparece como remetente da ligação, pois hackers estão utilizando dessa técnica para roubar dados. Entenda!

Golpe usa número de telefone da vítima como isca

Se seu telefone tocar e, na tela, aparecer seu próprio número, não atenda! Um novo golpe para roubar dados, que utiliza o número de celular da vítima como isca, está prejudicando muita gente.

golpe celular procon 02 20 1400 800
REPRODUÇÃO/YOUTUBE/TV PROCON-SP
Funciona assim: o usuário recebe uma ligação de seu próprio número de telefone e quando atende, os fraudadores conseguem clonar o celular e ter acesso a informações pessoais da vítima em apenas 10 segundos.
Visando alertar a população, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, gravou um vídeo onde afirmou que o número de reclamações sobre esse golpe têm crescido e, por isso, pediu que as pessoas recusem ligações cujo próprio número aparece na tela:

 

“Atenção! O Procon alerta: estamos recebendo reclamações de consumidores nesse sentido. Se você receber uma ligação, no seu celular, do seu número, não atenda! Verificando pelo visor, que o número que te liga, é o seu, não atenda, recuse a ligação. Fraudadores estão aplicando golpes e eles só precisam de 10 segundos da ligação para roubar os seus dados. Portanto, recuse a ligação e avise outras pessoas. Vamos criar uma corrente para evitar que esses fraudadores, bandidos, roubem seus dados”, orientou Capez no vídeo.

Esse novo golpe é possível através de uma nova técnica de spoofing. O spoofing é um tipo de ataque em que um hacker se passa por outro aparelho ou usuário de uma rede com o objetivo de roubar dados e essa nova técnica permite ao fraudador mascarar o número de origem com o da vítima.