Além das mãos, limpar celular também é importante contra coronavírus: como fazer

Desde que foi identificado pela comunidade científica, o novo coronavírus tem gerado dúvidas e receios na população, e os órgãos oficiais indicaram medidas necessárias para reduzir a disseminação do vírus.

Uma delas é manter as mãos sempre limpas para evitar levar micro-organismos aos olhos, boca e nariz e, segundo especialistas consultados pelo VIXhigienizar o celular também é uma medida que contribui para esta proteção.

Transmissão do coronavírus: como acontece

mascara coronavirus prevencao 0220 1400x800

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus ainda segue em investigação, mas o que se sabe é o 2019-nCOV (nome oficial do vírus) costuma ser disseminado pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo com pessoa infectada, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Limpar o celular ajuda a prevenir coronavírus

celular smartphone maos dedos 0120 1400x800

Segundo especialistas, se o aparelho celular entrar em contato com pessoas infectadas, pode se tornar um foco de transmissão do vírus. “Não é muito comum. Mas sabemos que o vírus fica presente em um ambiente em torno de até 8 horas”, diz a infectologista Raquel Muarrek.

Isso poderia acontecer caso o doente fale ao celular, de modo que gotículas de saliva fiquem alojadas no aparelho e, então, uma pessoa saudável entre em contato com ele. Caso a mão do indivíduo infectado não tenha sido devidamente higienizada após tosse ou espirro e ele manuseie o dispositivo próprio ou de outro, também é possível que o celular seja contaminado.

Outra possibilidade é a de pessoas doentes tossirem ou espirrarem em situações de aglomeração, como no transporte público ou mesmo reuniões, e disseminarem o vírus para o ambiente, podendo infectar os aparelhos celulares.

Leonardo Weissmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ressalta, porém, que o risco de uma pessoa saudável contrair o novo coronavírus através do celular só ocorre se ela tocar a superfície infectada e então levar a mão a áreas sensíveis do rosto.

“O que pode acontecer é uma pessoa tocar o celular contaminado com o vírus e depois tocar os olhos, nariz ou boca. Aí, sim, acontece a infecção. Esse é o risco”, diz.

Como limpar o celular?

maos celular limpaeza 0320 1400x800

Para que o celular não se torne um foco de transmissão, os especialistas indicam alguns procedimentos de higiene com o aparelho.

A recomendação é limpar a tela do celular e seus botões com álcool gel ou, de preferência, álcool 70%. “Pelo menos 2 vezes por dia”, recomenda Raquel.

Leonardo também indica o uso de dois panos: um com o produto de limpeza e outro mais seco para remover o excesso da substância (a ideia não é mergulhar o aparelho nas soluções, mas sim remover as sujeiras com tecido).

Caso você não tenha álcool (já que muitos estabelecimentos estão em falta do produto), a indicação é limpar o aparelho com pano molhado no sabão e água.

Essa recomendação também vale para qualquer objeto manuseado com frequência, seja copo, espelho, garrafa, entre outros.

Prevenção ao coronavírus: outros métodos

lavar maos coronavirus higiene 0220 1400x800

Os especialistas também lembram que limpar o celular e outros objetos do dia a dia é apenas um dos procedimentos de prevenção ao novo coronavírus.

Conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde, outros métodos também devem ser aplicados ao dia a dia para evitar a COVID-19:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar usando o braço ou um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Fonte: VIX