Agentes Agropecuários do sudeste paraense recebem capacitação técnica

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) das unidades veterinárias, locais de Serviço Veterinário Oficial (SVO), dos municípios de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás e Parauapebas, localizadas no sudeste do Pará, receberam capacitação sobre Procedimentos Técnicos e Documentais e uso de sistemas de informação relacionados ao Programa Estadual de Sanidade Equídea (PESE) e ao Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS), no período de 29/03 a 01/04/2022.

Os programas de sanidade equídea e suídea concentram seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional.

A capacitação foi realizada para os Fiscais Estaduais Agropecuários – Médicos Veterinários, Agentes Fiscais Agropecuários e auxiliares de campo que trabalham nos escritórios de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Nova Ipixuna e Cruzeiro do Sul, pertencentes à regional de Marabá.

Qualificação – “O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da regional, nivelando informações com objetivo de aprimorarmos os nossos procedimentos. O resultado dessas capacitações é um serviço ainda mais eficaz”, informou a Fiscal Estadual Agropecuária, Susiclay Barros, que ministrou a capacitação.

Os assuntos abordados durante a capacitação foram: Diretrizes, atendimento à notificação de doenças, Metas Técnicas do Programa, Tratamento das Informações e uso aplicado dos sistemas de informação da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet) voltado para os Programas sanitários de Sanidade Equídea e Suídea.

Na oportunidade, também foi apresentado ao corpo técnico da Gerência Regional de Marabá, os resultados da execução dos programas de Equídeos e Suídeos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022.

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210.1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por telefone celular, o contato é o (91) 99392.4264.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui