Ações de educação ambiental da Prefeitura avançam para os oito bairros do Dabel

Uma manhã de orientação e conscientização do descarte de lixo para comerciantes do bairro de São Brás.

As ações de educação ambiental da Prefeitura avançam nos distritos de Belém levando informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos, coleta regular de lixo, coleta seletiva e outras atitudes que colaboram com o bem estar e sustentabilidade da cidade.

Nesta segunda-feira, 23, os agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) chegaram ao Distrito Administrativo de Belém (Dabel), que corresponde aos bairros de Nazaré, Batista Campos, Umarizal, Campina, Marco, Cidade Velha, Reduto e São Brás, sendo este último bairro o escolhido para concentrar as ações nesse primeiro dia de atividade.

O objetivo da ação é tornar a população colaboradora na missão de tornar Belém uma cidade mais sustentável e limpa evitando assim problemas causados pelo descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas da cidade.

Ao todo, participam da ação educativa cerca de 100 agentes de educação ambiental, que prestam orientações para comerciantes, moradores e transeuntes dos bairros que recebem as equipes.

“A orientação é que nossos agentes visitem os moradores, condomínios, comerciantes, ambulantes e outros geradores de resíduos aqui do bairro de São Brás, para orientá-los a respeito dos dias e horários da coleta de resíduos”, explica o coordenador de Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro.

Comerciante há cerca de seis anos em São Brás, Raimunda Nonata Torres foi uma das pessoas que receberam orientações dos educadores ambientais da Sesan no bairro, nesta segunda-feira.

“Essa ação é muito importante, estávamos precisando muito dessa orientação. Eu acho que todo cidadão deve saber como cuidar de seu resíduo, saber armazenar para descartar de maneira correta nos dias e horários certos”, diz Raimunda Nonata.

O também comerciante do bairro de São Brás, Deiziel de Oliveira, pôde saber mais sobre como colaborar com a Prefeitura de Belém no assunto sustentabilidade e descarte de lixo.

“Se a gente não colaborar como cidadãos com a prefeitura na questão do descarte de lixo, viveremos muitos problemas em nossa cidade. A gente cuida da nossa casa e também temos que cuidar das nossas ruas, que são nosso ambiente de convivência”, afirma o comerciante.

A ação de educação ambiental da Prefeitura de Belém vai avançar para os demais bairros do distrito do Dabel até esta sexta-feira, 27, levando orientações e distribuição de materiais informativos a respeito da coleta seletiva de lixo, descarte correto de entulho e reciclagem, para os moradores dessas localidades.

A pesquisadora em ecologia e moradora do bairro de São Brás, Lorena Rosa, fez um balanço positivo da ação de educação ambiental no bairro.

“A gente costuma achar que todas as pessoas sabem sobre a manipulação de resíduo e não é bem assim. Então elas tendo essa noção, acabam vendo o quão é importante esse tipo de atitude. A união entre sociedade civil e poder público faz a cidade avançar no sentido do descarte e tratamento correto dos resíduos sólidos”, disse Lorena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui