Ação integrada de fiscalização visa garantir melhoria do transporte coletivo na cidade

Desde cedo equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal (GMB) estão nas ruas da cidade, fiscalizando linhas e empresas para garantir a oferta de ônibus e evitar que não ocorra falha nos serviços por redução de frota, em decorrência do aumento na tarifa de R$ 4,00 homologada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

A nova tarifa, que passou a vigorar a partir desta segunda-feira, 28, levou em consideração o poder aquisitivo da população e está bem abaixo do que foi solicitado pelos empresários, que pediram R$ 5,12.

A ação integrada promovida pela Semob e GMB iniciou a partir de 5 horas da manhã desta segunda-feira, e vai se estender até o sábado, 2 de abril, priorizando a fiscalização em oito pontos estratégicos, nos horários de pico de manhã, das 5h às 11h, e à tarde/noite, das 16h às 22h.

“O objetivo da ação conjunta, feita pela GMB e Semob, visa fiscalizar a prestação de serviços das empresas de transporte público na cidade”, explica a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.

Segundo ela, as empresas que forem flagradas com alguma irregularidade durante a operação soferão auto de infração e, dependendo da gravidade, o veículo poderá até ser apreendido pela Semob.

Equipes por turnos

Pela manhã, a concentração das equipes ocorreu no Terminal do Mangueirão e envolveu ao todo 50 agentes da Semob e GMB por turno. A superintendente Ana Valéria Borges orientou as equipes antes de se deslocarem para os pontos de fiscalização.

Em seguida, ela visitou os finais de linha de ônibus e o terminal Maracacuera, e observou que a prestação do serviço estava dentro do padrão de normalidade.

“Essa primeira ação vai abranger o período de uma semana, contudo estamos com sua implementação de forma periódica”, explica Ana Valéria.

Na operação de fiscalização, a GBM tem o papel de garantir o ordenamento das abordagens preventivas. “Nesta semana, a Guarda está prestando apoio à Semob no sentido de atuar de forma preventiva”, explica o GM Waldenor, que na manhã desta segunda-feira, 28, atuou no posto de fiscalização montado no Terminal da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá.

A ideia da Semob é que, após avaliação da ação, operações como essas sejam mais frequentes na cidade, com o objetivo da população observar que o poder público trabalha de forma integrada para garantir qualidade na prestação do serviço aos usuários.

“Estamos no apoio à Semob, para a garantir a segurança dos agentes de trânsito na fiscalização dos ônibus. Equipe Ronda da Capital (Rondac) vem atuando em diversos pontos da cidade, como o bairro de São Brás, e na avenida Almirante Barroso, com a travessa Lomas Valentina”, explica o guarda municipal, Everton Luiz.

Confira os pontos de fiscalização:

Os principais pontos estabelecidos para a fiscalização, pela manhã, são: Av. Augusto Montenegro com Tapanã, Terminal Mangueirão, Av. Almirante Barroso com a Trav. Mauriti, Estação São Brás, Av. José Malcher com a Castelo, Av. Pedro Alvares Cabral com a Av. Arthur Bernardes, Terminal UFPA, além de Mosqueiro, na saída para São Brás.

No retorno, à tarde/noite, a fiscalização será feita nos mesmos pontos da manhã, somente substituindo o trecho da Av. Pedro Alvares Cabral com a Av. Arthur Bernardes pela Av. Senador Lemos com a Djalma Dutra e a Av. Almirante Barroso com a Trav. Mauriti passando para a esquina com a Trav. Lomas Valentinas e Terminal da linha Mosqueiro/São Brás, em São Brás.

Frota de ônibus em Belém 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou na última sexta-feira, 25, que em até 60 dias, Belém terá a abertura do edital de licitação para a modernização do transporte coletivo e aumento do sistema rodoviário na cidade, com a contratação de novas empresas.

“A inclusão de ar-condicionado e tarifa socialmente justa estão entre os critérios que nortearam nossa licitação”, afirmou Edmilson Rodrigues em seu comunicado público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui