Cleanipedia deixa a hora da limpeza mais leve com dicas de música para faxina

Quer aprender a montar uma playlist perfeita? Veja o guia abaixo e outras dicas valiosas para descontrair ainda mais com essa atividade!

Embora o desejo de manter a casa limpa seja unânime, nem todo mundo gosta de fazer faxina. Mas e se a hora da limpeza pudesse se tornar mais relaxante — e até divertida? A Cleanipedia, portal de cuidados para casa, criou um guia para transformar a faxina em um momento de descontração, com músicas, familiares ou amigos.

Conheça desde a psicologia das músicas — quais gêneros são melhores para quais atividades — até dicas para deixar a faxina mais divertida, como estabelecer metas e recompensas.

Uma pesquisa realizada em maio de 2020 pela Mintel a pedido da Cleanipedia, descobriu que 59% dos brasileiros que limpam a casa acompanhados ouvem música, enquanto somente 34% escutam músicas quando realizam as mesmas tarefas sozinhos.

O motivo é simples: o momento de cuidar da casa deixa de ser somente uma obrigação, para se tornar um evento, tanto pessoal, quanto em grupo. Afinal, agora que as pessoas passam mais tempo em suas casas, reinventar a rotina é importante para manter a saúde mental e física.

Além disso, encontrar uma playlist que agrade todo mundo pode ser complicado, e, pensando nisso, a Cleanipedia montou um infográfico com os efeitos que cada gênero de música tem no nosso corpo. Assim, o usuário pode montar a playlist perfeita para animar o corpo e, de quebra, agradar todo mundo na divisão de tarefas de casa.

Que tal se juntar a outros leitores do portal e fazer parte da playlist colaborativa “Música para faxina” da Cleanipedia no Spotify?

Mudanças de hábitos: porque escolher uma música para faxina faz bem?

Além de incluir as máscaras no nosso vestuário e novos hábitos de limpeza e higiene, como tirar os sapatos antes de entrar em casa, a pandemia também trouxe outras mudanças significativas para o brasileiro, que passou a consumir mais entretenimento por plataformas de streaming.

E as pessoas estão escutando mais música, mas também estão cuidando melhor da casa. Algumas marcas consolidadas de limpeza no mercado, inclusive, criaram novas fórmulas e lançaram produtos inovadores, que podem matar até o vírus da COVID-19. Todos esses dados se intercruzam: com novas preocupações, novos hábitos surgem — e a música para fazer faxina ajuda (e muito!) a aliviar o peso das rotinas.

Isso acontece porque o nosso cérebro libera dopamina quando escutamos músicas, chamada popularmente de hormônio do prazer. “O que pode transformar o momento da limpeza em uma atividade mais agradável e satisfatória, elevando a disposição e melhorando o humor”, explica a Cleanipedia.

A Cleanipedia acredita que um lar aconchegante e limpo melhora o bem-estar das famílias e estreitam os laços afetivos com as pessoas que moramos. O portal conta com cerca de 1 milhão de acessos mensais só no Brasil, ensinando os melhores métodos de limpeza e produtos para deixar a casa arrumada, limpa e segura. E um deles é compartilhando esse momento com quem você ama.