Vereadores comemoram “Dia Municipal de Senhora de Nazaré”

A Câmara Municipal de Belém (CMB) realizou no Plenário Lameira Bittencourt- Trav. Curuzú, 1755, uma sessão solene em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, comemorando o Dia Municipal de Senhora de Nazaré, ocorrido dia 8 de setembro, data do primeiro Círio de Belém. Na ocasião também foi reinaugurado o espaço de homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que fica na entrada da CMB e foi revitalizado com a ajuda dos próprios funcionários e da comissão católica da casa. A imagem da padroeira dentro da berlinda foi uma doação feita pelo ex Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico,falecido em maio de 2015.

Após a reinauguração e abrindo os discursos da sessão no plenário Lameira Bittencourt, o presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDC), citou que depois dessa sessão, os funcionários começam a viver o Círio e todas as vibrações positivas que ele traz. Mauro Freitas também lembrou o projeto de sua autoria que homenageia a santa e que foi aprovado no ano passado. “Todo 08 de Setembro é a data que se comemora o nascimento de Maria e o primeiro Círio realizado em Belém e desde 2017 também é o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré. É como muita honra que agradeço meus amigos vereadores pela aprovação desse projeto e com muita felicidade que vi os católicos comemorando esse dia com tanta fé”, disse Mauro Freitas.

Durante a sessão, outros vereadores também se pronunciaram. Fabrício Gama, falou sobre o poder de renovação que a santa traz durante o ano todo, especialmente em outubro quando percorre as ruas da cidade, transformando as pessoas. Toré Lima, disse como devoto da alegria de viver esse momento todos anos e parabenizou todos os homenageados. Rildo Pessoa, destacou a importância da fé e da oração para viver em harmonia não só com a força que essa época do ano traz.

Na ocasião, 21 personalidades foram homenageadas com a entrega da plaqueta “Círio de Nazaré”, por terem efetiva contribuição com a festa católica paraense.  

Segundo vereador Mauro Freitas, presidente da CMB, o critério de escolha dos homenageados é feito por cada vereador e tem o intuito de reconhecer as pessoas e festejar a Santa e o Círio. “Essa é a segunda sessão que fazemos e foi um projeto de minha autoria, então reunimos a sessão e a visita, em outubro, da Santa à Câmara. A Câmara é a casa da política na nossa cidade e temos nos destacados com a produção de projetos importantes. A nova geração que entrou na casa nos ajudou bastante e creio que essa renovação é uma tendência desde a eleição passada, com quase 70% dos vereadores. Hoje a CMB é nova e a nossa expectativa é que a população também frequente a Câmara”, afirmou Freitas.

Uma das homenageadas foi a primeira mulher a participar da Guarda Municipal de Belém entre os mais de 2 mil homens. Denise Melo, foi indicada pelo vereador Gustavo Sefer. Ela agradeceu a homenagem e citou o evangelho do dia que fala sobre perdão e amor e pediu bênçãos aos vereadores para que possam conduzir da melhor forma possível a cidade. O discurso de Denise fez com que o vereador Fernando Carneiro (PSOL) a citasse como um exemplo a ser seguido, já que para ele a fé une todas as pessoas. Marinor Brito (PSOL) falou do orgulho que sente em ter uma representante das mulheres como guardiã da imagem e lembrou o esforço político e religioso do ex vereador, Aldebaro Klautau, criador dessa homenagem.

A imagem peregrina do Círio de Nazaré visitará a Casa no dia 10 de outubro, às 9h.

COMPARTILHAR