Unacon comemora vitórias diárias na semana de combate ao câncer

0
198

Por: www.revistaamazonia.com.br

Na semana que lembra o Dia Mundial de Combate ao Câncer – dia 4 de fevereiro, a equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, intensifica o repasse de informações sobre a doença e de material educativo aos usuários e acompanhantes. Em 2018, 14 pacientes do espaço tocaram o sino da Unacon após receberem a notícia de que estavam curados.

A campainha é simbólica e serve para compartilhar esperança de vida em outros pacientes oncológicos assistidos pelo espaço, referência no tratamento da doença no sudeste paraense. Antônio Figueiredo, de 79 anos, recebeu tratamento para câncer de próstata por dois anos e foi um dos que tocou o sino para comemorar a vida e o agradecimento pelo atendimento recebido. Para ele, receber o tratamento na Unacon  Tucuruí foi uma grande conquista.

“Eu venci a doença, completei o meu tratamento aqui em Tucuruí e venci junto com todos da unidade e, por isso, estou tão emocionado”, ressaltou Antônio Figueiredo, que teve diagnóstico precoce da doença e chances de tratamento com a cura. Agora, ele seguirá com acompanhamento periódico.

As ações de sensibilização sobre a doença, que ocorrem diariamente na Unidade, visam o alerta sobre prevenção e tratamento do câncer. Relatos de casos de pessoas que foram curadas também foram compartilhados ao longo da semana para incentivar os demais em tratamento.

Números – Dados da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) revelam que no Estado, nos homens, o câncer de próstata lidera, com 2.158 casos. O segundo câncer mais comum é o de estômago, com 1.578 casos, seguido do brônquio e pulmão, 605 casos. No entanto, as estatísticas podem mudar e reduzir não apenas os casos da doença, como também de óbitos.

O oncologista clínico da Unacon, Antônio Evandro, ressalta que todo dia é dia de combater o câncer, de alertar a população quanto à importância dos exames preventivos, da procura de atendimento médico ao menor sintoma alguma alteração no organismo. Comprovadamente, o diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho para evitar os agravos de todos os tipos de câncer e garantir mais chances de cura.

Segundo o especialista, todo tipo de câncer é potencialmente curável. A grande dificuldade concentra-se no avançar da patologia “Se  a doença for  diagnosticada  na fase precoce, ele tem praticamente 100%  de chance de cura, o que pode não acontecer  quando o paciente não procura logo o atendimento médico. Aí o  tumor vai ficando maior e as chances de cura vão diminuindo”, afirma o oncologista.

De acordo com os atendimentos realizados na  Unacon Tucuruí, os tipos mais comuns da doença na região são: o de próstata nos homens, o de colo de útero e de mama entre as mulheres e o de pele em ambos os sexos, devido principalmente ao clima amazônico. Diante desses índices, Antônio Evandro alerta sobre a importância da mudança de alguns hábitos que podem garantir uma vida mais saudável a população e ajudar a prevenir qualquer tipo de câncer.

O oncologista sugere evitar vícios, como fumar e o consumo em excesso de bebida alcoólica; e indica uma alimentação balanceada, com poucas gorduras saturadas e  pouco açúcar; a realização de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, associado com exercício aeróbico; evitar exposição solar entre 10h e 16h, e usar sempre o filtro solar, pelo menos de  fator 30.

“Com esses cuidados simples é possível combater até  40% dos casos de câncer. Então, basicamente, queremos  chamar a atenção para que as pessoas pratiquem isso o ano inteiro”, disse o médico.

Pacientes em tratamento – Neliana Caldas Viana, de 43 anos, há 10 meses recebe tratamento contra o câncer de colo de útero, o segundo tipo mais recorrente no Pará e em Tucuruí entre as mulheres. Mas a usuária já venceu algumas importantes etapas em busca da cura, como a cirurgia e sessões de quimioterapia. Em evolução clínica positiva, ela agora aguarda uma cirurgia reparadora.

Outra paciente que teve a oportunidade de tratar a doença na própria cidade é a dona de casa Diva Socorro Macieira, diagnosticada recentemente com câncer de colo uterino. “Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, mas poder fazer o tratamento perto da família já é um grande avanço, me deixou mais tranquila”, afirmou a paciente, que começou seu tratamento cheia de esperança e confiança.

Jardim da vida – Inaugurado mês passado, todas as vezes que um paciente assistido pela Unacon consegue a cura do câncer, ele planta uma árvore em simbologia à vida, esperança,  luta, fé e a determinação no tratamento da doença.

Serviço – A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Por Lucilia Siliprandi