Teste de Sangue pioneiro detecta 90% dos casos de Endometriose!

0
146

Por: www.saudecuriosa.com.br

Um simples teste de sangue poderá detectar até 90% dos casos de endometriose, dolorosa condição feminina, e em breve estará disponível.

A doença, que afeta 1 em cada 10 mulheres, ocorre quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce em outras partes do corpo. Esse teste simples detecta pequenos fragmentos de DNA no sangue em poucos dias.

0bd8936e9ab7443623c18f5b7350e8b3

Atualmente, o diagnóstico geralmente leva 7 anos e meio desde o início dos sintomas, porque eles são frequentemente semelhantes a outras condições comuns.

A endometriose pode ser extremamente dolorosa e pode levar a problemas de infertilidade, fadiga e intestino ou bexiga. Acredita-se que ela afeta 1,5 milhão de mulheres e meninas em idade fértil só no Reino Unido, independentemente de raça ou etnia.

Desenvolvido pela MDNA Life Sciences e pela Universidade de Oxford, o teste estará disponível no Reino Unido em 9 meses, e seu custo será por volta de £ 250.

Christian Becker, do Departamento de Saúde Feminina e Reprodutiva de Nuffield, da Universidade de Oxford, disse: “A endometriose não só causa enorme sofrimento às mulheres afetadas, mas também traz um tremendo ônus médico e econômico para a sociedade”.

BBVvUkN

Há uma longa fase de defasagem entre o início e o diagnóstico da doença, principalmente devido a seus sintomas inespecíficos e porque só pode ser diagnosticada invasivamente por laparoscopia.

“Um teste específico e não invasivo para auxiliar no diagnóstico da endometriose é certamente uma necessidade clínica não atendida”, diz Christian Becker.

A edometriose é a segunda condição ginecológica mais comum após os miomas e pode afetar a fertilidade.

Harry Smart, presidente da MDNA Life Sciences, disse: “Somos a única empresa a usar o DNA mitocondrial para detectar doenças e desenvolvemos uma biblioteca de 16.000 biomarcadores até hoje. Nosso teste inovador para a endometriose mudará fundamentalmente a forma como esta doença debilitante é detectada e diagnosticada. Estamos ansiosos para ajudar as mulheres do Reino Unido a receber tratamento mais cedo, reduzindo sua dor e angústia e proporcionando economia de custos aos serviços de saúde”.

orgaos-afetados-pela-Endometriose--1-

Até agora, a única maneira definitiva de diagnosticar a endometriose tem sido via laparoscopia – um tipo de cirurgia onde uma câmera é inserida na pélvis para observar os órgãos internos.

E vamos torcer para que esse teste inovador chegue logo por aqui também. Compartilhe essa novidade!

Fonte: The Sun