Sessão especial da Assembleia Legislativa em Santarém com participação  da população

0
264

Por: www.revistaamazonia.com.br

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o vice-governador, Lúcio Vale, participaram, ontem quinta-feira, (21), da sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), em Santarém. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e teve a presença de 28 deputados, além de vereadores do município; do presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cipriano Sabino; e do procurador-geral de Justiça do Estado, Gilberto Martins. A sessão fez parte do programa Governo por Todo o Pará, que objetiva fazer uma gestão mais próxima das pessoas.

Além dos parlamentares, a sociedade civil também participou da reunião. A professora de educação física Rithia Vieira disse que nunca viu uma ação como essa. “Esse é um momento que nunca antes aconteceu. Quem mora longe da capital se sente privilegiado. Percebemos que temos voz, que o governo atual nos escuta, assim como os deputados. Tem uma diferença muito grande entre alguém lhe dizer que uma escola está em situação precária e você ver a precariedade de uma escola. Acredito que esse é um passo enorme para que o governo tenha uma excelente atuação”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, Daniel Santos, por sua vez, destacou a importância de fazer não apenas essa ação, mas outras que possam aproximar ainda mais a Alepa das pessoas. “Estamos aqui, sobretudo, para ouvir. Só assim vamos poder criar políticas públicas que sejam do interesse da região. Todos os deputados presentes têm um único propósito: cuidar das pessoas. Quando atuamos de forma conjunta, quem ganha é a população. Assim, vamos, a partir de agora, vivenciar a realidade do Baixo Amazonas para executar as emendas necessárias”, afirmou.

O vice-governador do Estado, Lúcio Vale, disse que esse novo formato de governo vai aproximar o Executivo da população. “Ontem atendemos mais de 20 prefeituras. Ouvimos de cada prefeito as demandas da sua cidade e agora podemos executar políticas públicas que vão de encontro ao que é interessante para o município. Estamos aqui unidos: presidente do TCE, procurador-geral de Justiça do Estado, todos unidos nesse novo formato. Tenho a convicção de que, assim, a gente perde o cheiro de gabinete e ganha o cheiro das ruas, e esse cheiro vai marcar todo o nosso mandato. Esse é só o primeiro passo para ouvir as pessoas e estar antenado ao que as pessoas precisam”, pontuou.

O governador Helder Barbalho disse que o programa Governo Por Todo o Pará vem atender a uma expectativa da população do oeste do Estado, que durante anos se ressentiu por um acumulado passivo de ausência por parte do governo. “Nós nos elegemos para governar para os 144 municípios e para oito milhões e meio de paraenses, e é isso que a nossa gestão vai fazer. Estamos hoje em Santarém, mas vamos ainda a Marabá e depois para Breves, e essa será uma constante desse novo modelo de governar para cada um dos paraenses e por todo o Pará”.