Semana Estadual da Conciliação tentará acordo em quase 7 mil processos no Pará

semana conciliação reprodução tjpa
Judiciário estadual realizará mais uma edição da "Semana Estadual da Conciliação 2019". (Foto: TJPA)

 Ocorrerá mais uma edição da Semana Estadual da Conciliação, realizada pelo Tribunal de Justiça do Pará. O objetivo é oferecer meios mais rápidos para solução de processos judiciais com o diálogo e a conciliação entre as partes. Estão agendadas 6.989 audiências para o evento em todo o Estado.

 A semana é um esforço anual que envolve 131 unidades judiciárias do 1º e 2º graus de jurisdição, Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do interior do Pará e os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Participam da semana 123 magistrados, 209 conciliadores, 79 colaboradores e 316 servidores. Para a Semana, foram selecionados processos que tenham possibilidade de acordo nas audiências de conciliação ou mediação agendadas, e partes e advogados foram intimados a comparecerem nas datas designadas. Partes interessadas em conciliar demandas que ainda não foram judicializadas (pré-processuais) também podem se dirigir aos Cejuscs para solicitar sua inclusão na pauta da semana.

semana conciliação juiza margui bittencourt
Juíza Margui Bittencourt presidiu audiência de conciliação que iniciou a Semana. (Foto: TJPA)

 As unidades judiciárias tiveram que selecionar processos que tenham possibilidade de acordo, designar audiências de conciliação ou mediação, e intimar partes e advogados a comparecerem na data designada. Essas conciliações são chamadas de processuais, quando o caso está em andamento na Justiça.

 Quem tiver interesse em conciliar, pode procurar a Comarca ou vara onde tramita o seu processo, e solicitar a sua inclusão no evento. Há a possibilidade, ainda, de uma empresa ou órgão público envolvido em muitos processos também conciliar.

 Caso queira verificar os dados das semanas do anos anteriores, acesse o site dos relatórios.

Abertura

 Em solenidade, na segunda dia 10/06, o Judiciário paraense  deu início à mais uma edição da Semana Estadual da Conciliação de 2019, que visa solucionar, por meios consensuais em âmbito estadual, demandas processuais de ações que já estão em andamento. Os trabalhos da Semana seguem até o póximo dia 14, com a expectativa de realização de 6.989 audiências, referentes a 6.780 processos. Na cerimônia de abertura estavam presentes a corregedora de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, Maria de Nazaré Saavedra, e a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), desembargadora Dahil Paraense.

abertura semana conciliação tjpa auditorio forum civel capital
Solenidade de abertura da Semana Nacional de Conciliação no auditório Agnano Lopes, no Fórum Cível da Capital. (Foto: TJPA)

Serviço: Semana Estadual da Conciliação, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no período de 10 à 14/06, em 131 unidades judiciárias do 1º e 2º graus de jurisdição, Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do interior do Pará e em Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Mais info:  (91) 3205-3000