Secult incentiva a produção de artes cênicas

0
160

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta segunda-feira (1º) mais dois editais para as artes cênicas: Edital Pauta Livre e Edital Salas de Ensaio. O objetivo é apoiar o processo criativo, a produção e a apresentação de espetáculos cênicos, permitindo o acesso dos artistas à estrutura mínima necessária ao aprimoramento da linguagem e à difusão e circulação das montagens.

De acordo com a secretária de Cultura, Ursula Vidal, os editais atendem a uma demanda antiga da categoria. “É uma felicidade a publicação desses dois editais, pois eles foram solicitados pelos próprios fazedores das artes cênicas na primeira escuta do setorial que fizemos, ainda em fevereiro. Estamos apenas iniciando um processo que vai ganhar escala e atender também à necessidade de editais de fomento para a criação e circulação de novos espetáculos”, informou.

Pauta Livre – O edital de seleção, além de criar o Projeto Pauta Livre, regulamenta a cessão de pautas em espaços administrados pela Secult, para a apresentação de espetáculos de artistas ou grupos, amadores ou profissionais das artes cênicas, vinculados aos segmentos de Teatro Infanto-Juvenil, Contação de Histórias e Dança de Rua.

Os espaços para apresentação são: Forte do Castelo, Jardins e Sala Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), Teatro Estação Gasômetro e Anfiteatro do Gasômetro, no Parque da Residência. A distribuição dos espaços será proporcional entre as linguagens, com apresentações sempre aos sábados e/ou domingos, das 8 às 17 h. O Projeto Pauta Livre será executado no decorrer de 2019.

Os interessados em participar deverão apresentar no Protocolo da Secult a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo interessado, acompanhada da Proposta de Espetáculo e documentos solicitados, de acordo com as orientações descritas no edital.

Salas de Ensaio – Além de criar o Projeto Ensaio Aberto, o edital de seleção regulamenta a cessão de salas de ensaio, em espaços administrados pela Secult, para atividades de estudo, pesquisa e montagem de espetáculos por artistas ou grupos, amadores ou profissionais das artes cênicas, como teatro, dança, performance e circo.

Os espaços destinados ao projeto são: duas salas no Theatro da Paz; uma sala no Teatro Estação Gasômetro, Anfiteatro do Gasômetro e Sala Transversal do MEP. A distribuição dos espaços será proporcional entre as linguagens, e o Projeto Ensaio Aberto, executado no período de 1º de abril a 30 de dezembro de 2019.

Os interessados deverão apresentar no Protocolo da Secult a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, acompanhada da Proposta de Trabalho e documentos solicitados, de acordo com as orientações descritas no edital.

A inscrição obedecerá aos seguintes prazos, para cada uma das seleções: 1ª Seleção de 1º a 30 de abril (para execução em maio, junho e julho); 2ª Seleção de 1º a 30 de julho (para execução em agosto, setembro e outubro) e a 3ª Seleção de 1º a 30 de setembro (para execução em novembro e dezembro).

As inscrições para os dois editais são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, com entrega de proposta em uma via, no protocolo da Secult – Avenida Magalhães Barata, 830, bairro de São Braz. É imprescindível que antes de dar início aos procedimentos de inscrição os interessados leiam o edital, que pode ser acessado diretamente no site da Secretaria, http://www.secult.pa.gov.br/. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8466.Texto: 
Úrsula Pereira