Santarém recebe Ação Cidadania com diversos serviços para a população

0
268

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madre Imaculada, em Santarém, transformou-se em um grande centro de serviços direcionados à população nesta quinta-feira (21). É que hoje foi dia da Ação Cidadania do Programa ParáPaz, que faz parte da programação do Governo Por Todo o Pará.

Junto com o programa ParáPaz estão reunidos diversos órgãos estaduais e instituições parceiras. As secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), da Saúde (Sespa), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Cultura (Secult), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Hemopa, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, além de Universidades Públicas e Privadas e empreendedores locais concentraram os serviços no mesmo local.

De acordo com Ray Tavares, presidente do programa ParáPaz, os serviços mais procurados são os de emissões de documentos e atendimentos de saúde. “Aqui a gente está tendo a documentação: identidade, carteira de trabalho, 1ª e 2ª via de certidão de óbito e de nascimento”, disse.

Marcos Cota, professor e morador de Santarém, conseguiu uma carteira nova de identidade e ainda trouxe toda a família para a Ação Cidadania.  “A minha carteira de identidade tinha mais de 10 anos e estava bem deteriorada. A dinâmica foi bem legal, já estou com a nova identidade nas mãos, com a foto mais bonita. A proposta é louvável: permitir o acesso fácil aos cidadãos. Nos dias comuns, a burocracia é grande, então facilitou para gente, trouxe meus filhos e minha esposa e todos estão fazendo os serviços de vacinação, saúde, documentação. Bem legal, está ótimo, parabéns ao Governo do Estado”, elogiou Marcos.

O secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, falou sobre os serviços de saúde oferecidos hoje pela manhã: “Oferecemos desde consultas com especialistas, exames rápidos para HIV, hepatite, sífilis, medida de pressão, orientações para a prevenção do câncer de colo de útero. Enfim, um conjunto de ações e serviços públicos para diminuir a espera do cidadão e procurar facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde”.

A costureira Nelma Pinto conseguiu consulta com o endocrinologista e custou a acreditar na facilidade. “Consultas com especialistas demoram meses para gente conseguir e hoje eu consegui vindo aqui. Fiquei muito aliviada, porque eu estava com uma alteração na minha tireóide e estava preocupada. Estou muito feliz. Ações como essa têm que ser feitas mais vezes, sempre”, sugeriu.

O Sebrae também está com uma equipe na ação com uma programação direcionada aos empreendedores da região. “Nós estamos fazendo um pré-atendimento. Nós temos uma base aqui em Santarém que atende toda essa região do Baixo amazonas e, hoje, nós estamos fazendo algumas aberturas de MEI e pequenas capacitações. Mas, prioritariamente, mostrando para o empreendedor os serviços grandiosos que o Sebrae tem. Muitas vezes, o empreendedor tem dúvidas sobre o serviços que a gente desenvolve, então, nós estamos todos aqui junto com o Governo do Estado, porque também queremos um Pará melhor, também queremos estar nos 144 municípios”, concluiu Rubens Magno, Superintendente do Sebrae, no Pará.

Por Tayná Horiguchi