Review Beats Solo 3 Wireless

Beats Solo 3 Wireless é o headphone sem fio top de linha da Beats, marca que é propriedade da Apple. Com visual discreto, o aparelho chegou ao Brasil em setembro pelo preço de R$ 1.799. O fone de ouvido conta com qualidade de som bastante profissional e possibilita uma experiência muito imersiva.

Concorrente do JBL Everest 700, o Beats Solo 3 chama a atenção por conta da bateria que promete durar 40 horas. Seu rival, apesar de ser mais em conta (R$ 1.200), oferece autonomia de até 20 horas. Leia o review para descobrir se o headphone cumpre suas promessas no dia a dia.

Fones da Beats podem sair de graça em promoção da Apple para estudantes

Beats Solo 3 tem visual discreto (Foto: Aline Batista/TechTudo)Beats Solo 3 tem visual discreto e diversas opções de cores (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Qualidade do som

O Beats Solo 3 impressiona pela qualidade de som. Para começo de conversa, o volume é excelente. É possível ouvir música alta sem distorções. O headphone possui também uma profundidade muito boa, por isso você consegue escutar cada camada de áudio gravado. Resumindo: o modelo garante uma experiência bastante envolvente e acolhedora.

Outra característica marcante são as frequências baixas realçadas, que deixam os sons graves em primeiro plano e promovem uma experiência imersiva. Na prática, os sons do baixo, bumbo da bateria e vozes graves têm mais destaque.  

Os sons médios e os agudos também são bem definidos. Mas, como o grave fica muito mais evidente, as frequências mais baixas perdem o protagonismo. Fones mais simples, por exemplo, têm o efeito contrário: dão ênfase nos tons agudos e deixam de lado os graves.

Em relação ao isolamento acústico, não espere muita coisa. O recurso é satisfatório, mas não é o grande diferencial do aparelho. Você pode encontrar opções melhores nesse quesito pelo mesmo preço ou até menos.

Beats Solo 3  (Foto: Aline Batista/TechTudo)O headphone da Apple conta com uma qualidade de som surpreendente (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Design

O produto é ideal para quem não gosta de chamar atenção. Com visual bastante discreto, o headphone apresenta pouquíssimos detalhes impressos: há apenas o nome do modelo e a logomarca da Beats. Apesar disso, é difícil reparar essas informações à primeira vista por terem um ar mais sóbrio. 

O estilo clean se estende em relação às cores. São cinco opções disponíveis no Brasil: preto (fosco e brilhante), branco, prata e marrom. Há ainda edições limitadas vendidas nos Estados Unidos, como verde turco, ouro (fosco e rosa), prata (mate), ultravioleta, vermelho (tijolo), azul e cinza asfáltico.

Por outro lado, o headphone deixa a desejar no quesito comodidade. Embora as hastes e as conchas sejam acolchoadas, o headphone não é tão confortável quanto parece. Não chega a ser um grande incômodo nos primeiros minutos, mas a situação muda com o tempo – depois de uns 20 minutos, é comum sentir uma leve pressão nas orelhas.

Quem possui orelhas maiores que as conchas externas pode ter uma experiência mais desagradável também. Em relação à altura, é possível alterá-la para buscar mais comodidade. 

Beats Solo 3  (Foto: Aline Batista/TechTudo)Beats Solo 3 decepciona um pouco no quesito conforto (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Bateria

O Beats Solo 3 surpreende ainda mais no quesito bateria. Durante os testes, foi possível conferir que a Beats cumpriu sua promessa de 40 horas de música sem parar. É necessário recarregar o aparelho por 1 hora e 30 minutos para usar seus recursos Wireless. Para isso, é só deixar o fone plugado via cabo USB a um computador. 

saiba mais

Qual modelo de fone de ouvido comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Além disso, o fone conta com a tecnologia Fast Fuel, que ajuda a tornar o dia a dia mais prático. Com a função, basta recarregar o aparelho por cinco minutos para poder ouvir música por pouco mais de 3 horas. 

Usabilidade

O dia a dia com o headphone tem um saldo bastante positivo. É possível conectar o gadget via Bluetooth ou ouvir com fio mesmo. O recurso Wireless funciona muito bem, sem nenhum engasgo, em distâncias de 8 a 10 metros.

O aparelho apresenta outras funções que buscam facilitar a rotina, como a conexão com a Siri. Durante os testes, a assistente virtual funcionou bem. Por outro lado, a usabilidade dos comandos poderia ser mais intuitiva, principalmente para ligar, desligar, ativar o Bluetooth e atender ligações. Por conta disso, o usuário leigo pode encontrar dificuldades para usar essas ferramentas no começo. Mas, como os recursos não são complexos, é possível entender o funcionamento do dispositivo em pouco tempo.

Qual modelo de fone de ouvido comprar? Comente no Fórum do TechTudo. (Foto: Aline Batista/TechTudo)Os comandos laterais poderiam ser mais intuitivos (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Tamanho e peso

O fone de ouvido é um pouco mais pesado do que um smartphone popular: o celular Moto G4, por exemplo, pesa 157g, enquanto o Beats Solo 3, 215g. O tamanho segue os moldes de um headphone padrão. Apesar de apresentar hastes dobráveis, o modelo pode ocupar um espaço considerável na bolsa – o que pode ser um problema para quem busca mais praticidade. Se esse for o seu caso, a melhor alternativa é buscar um fone intra-auricular, como o JBL T205 ou Philips SHE4205.

Custo-benefício

O Beats Solo 3 Wireless da Beats/Apple é um headphone profissional que apresenta uma experiência bastante cativante. Em relação à qualidade de som, só existem elogios. Com uma excelente amplitude, é possível ouvir música alta sem problemas. Além disso, o áudio é muito nítido independentemente do volume. 

O grande destaque, porém, vai para a bateria, que pode durar mais de um dia – um resultado impressionante que facilita muito o dia a dia. Outra vantagem é a tecnologia Fast que permite dar uma carga de 3 horas com apenas cinco minutos. 

Beats Solo 3  (Foto: Aline Batista/TechTudo)O grande destaque de Beats Solo 3 é a bateria superpotente (Foto: Aline Batista/TechTudo)

 Por outro lado, o conforto deixou a desejar de maneira geral. Apesar de serem acolchoadas com um material de qualidade, as conchas pressionam as orelhas e podem incomodar o usuário que gosta de ouvir música por mais tempo.

Para resumir: o Beats Solo 3 é ideal pra quem curte som profissional, principalmente se o seu foco é ouvir músicas com alta definição de graves. Porém, quem busca muito conforto mesmo que seja com um áudio mais “amador”, pode encontrar opções melhores no mercado.

Techtudo

COMPARTILHAR