Receitas para o tradicional almoço do Círio.

Quando se fala em Círio de Nazaré, logo nos vem a lembrança da nossa saborosa culinária. Não dá pra falar em Círio e não falar no tradicional Pato do Tucupi, na Maniçoba, etc. Assim como o Perú é o prato do Natal, o Pato no Tucupi e a Maniçoba são um dos símbolos do Círio de Nazaré.

PATO NO TUCUPÍ

O Pato no Tucupi nada mais é que o Pato Assado colocado em uma panela com Tucupi, um líquido amarelo tirado da mandioca. O Tucupi é previamente fervido. Junto com o Pato é acrescentado jambú – folhas típicas da culinária paraense e de sabor forte. É servido acompanhado de arroz branco, pimenta e farinha.

Para preparar essa prato delicioso precisaremos:

1 Pato de 3kg

2 Litros de Tucupi

3 Maços de Jambú

6 Folhas de Chicória

2 Folhas de Alfavaca

3 Dentes de Alho laminados

Sal a gosto

Primeiramente devemos assar o Pato em um tabuleiro grande. Depois de assado, deve-se cortar o Pato em padaços e reservar. Em uma panela, ferva o tucupi com as folhas de chicória e os alhos. Em outra panela, cozinhe o jambú a parte. Por último, junte o Pato ao Tucupi e acrescente o Jambú já cozido. Deixe ferver tudo por 10 minutos e sirva com arroz branco. Quem gosta de uma sabor mais forte, acompanha bem um molho feito com pimenta de cheiro e tucupi. E, para todo bom Paraense, não esquecer da farinha grossa.

MANIÇOBA

Outro prato muito apreciado no Círio e em qualquer outra data é a famosa Maniçoba. A Maniçoba é uma espécie de feijoada paraense, que em vez do feijão é substituído pela Maniva – erva típica da amazônia. Uma característica é o preparo da Maniçoba: a Maniva deve ser fervida por 7 dias para retirar todas as suas propriedades venenosas.

Particularmente não sou muito fã da Maniçoba. Porém, é um dos pratos mais exóticos e considerado um dos melhores e mais saborosos da culinária paraense. Para preparar uma boa maniçoba os ingredientes são os seguintes:

3Kg de Maniva moída

1/2Kg de Toucinho

1/2Kg de Carne Seca

1/2Kg de Bucho

1/2Kg de Linguiça

1/2Kg de Paio

1/2Kg de Lombo de Porco

1/2Kg de Orelha de Porco

Alho e Pimenta de Cheiro a gosto

Usando a maniva moída, no primeiro dia colocar a maniva em uma panela com água e deixar ferver durante o dia inteiro em fogo brando, não deixando secar. No dia seguinte acrescentar o toucinho e deixar ferver novamente durante o dia, mexendo sempre. No terceiro dia, escalde as demais carnes e coloque para ferver junto com a maniva, mexendo de vez em quando.  No dia seguinte, acrescente o alho e a pimenta e deixe ferver por 6 horas. A Maniçoba deve ser servida com arroz branco e farinha.

 

COMPARTILHAR