Projeto da UFPa oferece serviços de reparos domésticos de mulher para mulher

site minerva construção
Site mulheres que realizam serviços de construção civíl. (Foto: Mariana Vieira/Enactus)

 Contratar um profissional para fazer pequenos reparos ou realizar obras dentro de casa é algo corriqueiro, mas ainda pode ser desafiador para mulheres que moram sozinhas, afinal, esse tipo de serviço é, em maioria, oferecido por homens.

 Com objetivo de dar oportunidade de serviço no setor da construção civil e também atender as clientes que se sentem inseguras em receber homens desconhecidos em casa. Foi criado a ferramenta online Minerva Reparos, que conecta mulheres com experiência no setor da construção civil com mulheres que necessitam de serviços de reparos domésticos.

 A ferramenta foi criada por estudantes do grupo Enactus da UFPa – Universidade Federal do Pará. O site atende serviços como reparos residenciais, pinturas e instalações em geral. Qualquer mulher pode acessar e solicitar agendamento.

Site mulheres que realizam serviços de construção civíl. (Foto: Mariana Vieira/Enactus)

“Muitas vezes vemos essas mulheres sendo contratadas para simples serviços de acabamento, sob o pretexto de que ‘as mulheres são mais detalhistas e perfeccionistas’. Precisamos reconhecer que mulher pode cuidar de uma obra completa e quebrar de vez esse tabu” explica Carla Verena, uma das idealizadoras do site.

Alessandra Luz é formada em diversos cursos técnicos da área da construção civil e encontrou na Minerva uma alternativa para ganhar dinheiro e ajudar outras mulheres. Ela conta que sabe bater massa, fazer instalações, pinturas, consertos e é capaz de fazer, sozinha, obras e reparos em sua casa.

Entrada da ferramenta minerva que liga mulheres a mulheres. (Imagem: Redação)