Paraense conquista medalhas em Circuito Nacional de atletismo em cadeira de rodas

circuito nacional atletismo rildo saldanha
O atleta Rildo Saldanha no retorno para casa após ótimos resultados no Circuito Nacional de Atletismo. (Foto: arquivo pessoal)

Sempre muito bem representado no cenário paralímpico, o Pará voltou com quatro medalhas, sendo três de bronze e uma de ouro, da primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital do estado de São Paulo. Quem trouxe toda essa riqueza na mala foi o paratleta Rildo Saldanha, atleta do All Star Rodas e um dos maiores nomes do atletismo de pessoas com deficiência no Brasil.

“Encerro minha participação no Circuito com os melhores tempos da minha vida nas provas que disputei. No entanto, o mais importante foi o aprendizado adquirido nesta competição, e continuar o trabalho que está sendo realizado juntamente com meu técnico Wilson Caju, pois estamos no caminho certo”, disse o atleta, que ainda estava no aeroporto de Guarulhos se preparando para o último trecho da viagem, em direção a Belém.

circuito nacional atletismo rildo saldanha seel
O paratleta Rildo Saldanha particiando do Circuito Nacional de Atletismo em São Paulo. (Foto: SEEL)

Rildo foi o único atleta em cadeira de rodas no norte e nordeste na competição. Ele venceu nas categorias de velocidade, levando o ouro nos 200 metros T-54 e o bronze nos 500, 1500 e 800 metros. “Minha motivação principal é sempre levar o nome do meu clube, o All Star Rodas, e a bandeira do meu Estado em todas as vezes que subo no pódio. Mesmo ficando em terceiro lugar em algumas provas, aqui é um grande aprendizado e uma ótima preparação para o que estar por vir esse ano, já que meu desempenho aqui me garante vaga em outras competições”, disse o atleta.

O Circuito Loterias Caixa ainda conta com duas etapas neste ano e recebe atletas de toda América Latina, servindo como avaliação para vagas nos Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados em outubro deste ano em Lima, capital do Peru.

circuito nacional atletismo rildo saldanha esamaz
O paratleta Rildo Saldanha em ação. (Foto: Esamaz)