Papa Francisco decide: Chega de Cigarro no Vaticano!

730x250

Você sabia que no Vaticano cigarro e tabaco custam menos? Isso ocorre por uma questão de taxas e impostos deles mas enfim, o preço menor acaba sendo um incentivo a mais ao tabagismo, inegavelmente uma das grandes causas do câncer de pulmão e outras doenças relacionadas à morte em todo o mundo.

Papa Francisco decidiu dar um basta nisso e ir além, proibindo a venda de cigarros no território sob sua administração, mesmo correndo o risco de provavelmente se tornar impopular aos olhos de muitos fumantes do Vaticano: padres, sacerdotes, cardeais, bispos, diplomatas, funcionários em geral e várias autoridades do Vaticano que terão que comprar seus cigarros em outros lugares, além de começarem a ter que gastar mais para manter o vício.

the-young-pope-1024x590

A decisão do pontifício foi dada por Greg Burke, diretor da sala de imprensa do Vaticano:

"A razão é muito simples: a Santa Sé não pode contribuir para um exercício que prejudique claramente a saúde das pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde todos os anos, fumar é causa de mais de 7 milhões de mortes em todo o mundo. Embora os cigarros vendidos aos empregados do Vaticano e aos aposentados a um preço com desconto sejam uma fonte de renda para a Santa Sé, nenhum lucro pode ser legítimo se põe em perigo a vida das pessoas". 

A perda em termos de receita para o Vaticano será muito significativa, dizem por volta dos 10 milhões de euros a menos por ano!

No entanto, eles continuarão a vender produtos eletrônicos, perfumes e até vinhos e licores sem IVA (imposto sobre o valor acrescentado), assim como ocorre nos aeroportos.

Médicos e oncologistas vêem no gesto do Papa Francisco um ato simbólico, mas importante para inspirar mais e mais pessoas a pararem de fumar.

Pope_Francis-520x245

Será que a decisão do papa de alguma forma levará os católicos a colocarem “a mão na consciência”, convencendo-os de que é hora de parar de fumar? O que você acha?

Fonte: Green Me

Saúde Curiosa

COMPARTILHAR