Netflix é responsável por 15% do consumo da internet mundial

A Netflix é a aplicação que mais consome dados na internet mundial: 15% de toda banda transferida ao redor do globo passa pelos servidores da gigante do streaming, indica um estudo da Sandvine publicado em outubro. Nos Estados Unidos, a parcela que a plataforma consome é ainda maior e chega aos 19%. Atrás da Netflix, estão YouTube com 11,4%, navegação web com 7,8% e download de imagens com 4,4% da rede mundial.

A pesquisa ainda ressalta que a Netflix tem uma codificação superior a de outros serviços de streaming tradicionais e por isso transferimos menos dados para assistir um determinado filme ou série. Se a codificação e compressão da empresa fosse similar a usada por Amazon ou Hulu essa porcentagem de consumo poderia ser ainda maior.

Durante horários noturnos, quando menos gente trabalha, existe um grande crescimento no consumo de Netflix e esse consumo pode chegar até 40%.

Com o apoio de YouTube e Amazon, o vídeo se tornou a mídia número um da internet com 57,7% de toda a web. Outros usos importantes para a rede também tomam grande parcela da internet mundial: 17% são de navegação web, 7,8% de jogos e 5,1% são de redes sociais.

A pesquisa vasculha o uso de internet de dois bilhões de pessoas alocadas em 150 servidores com uma escala global. O levantamento, entretanto, não recebe dados de China ou Índia.

COMPARTILHAR