Missa do Mandato

Início da programação oficial do Círio 2018

Com a tradicional Missa do Mandato, e a Cerimônia do Envio, iniciou-se oficialmente a 226º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira da Amazônia.

A Basílica Santuário de Nazaré, estava repleta de fiéis devotos marianos que assistiram e participaram da missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, concelebrada pelos Padres Barnabitas Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves e Giovanni Maria Incampo.

Em sua homilia, Dom Antônio Ribeiro, chamou a atenção e a necessidade de se aproveitar as peregrinações para evangelizar os jovens, enfatizando a necessidade de todos os fiéis entenderem o Círio como um instrumento de evangelização. Em particular, de jovens diante dos convites negativos do mundo: “A igreja não pode ficar indiferente à situação dramática em que vive a Jovens brasileiros. Eles (os jovens) estão ameaçados, sendo exterminados, matando e morrendo. A criminalidade é sinal de ausência de educação, de afeto, de carinho, de formação, de compreensão do sentido da vida, afirmou. “Os jovens estão precisando de algo mais que não estão recebendo e a Igreja deve dar sua contribuição. A evangelização tem uma dimensão social. Onde há evangelização há paz”, destacou o bispo.

Ao final da missa, iniciou-se a cerimônia do “Envio”, com o tradicional rito da Benção das Imagens de Nossa Senhora que serão levadas a milhares de lares de devotos, onde acontecem os Encontros.

Ao término e muito emocionados os fiéis ergueram as imagens da Santinha,  frente ao altar onde estava a Imagem Peregrina, durante a Cerimônia do Envio

A partir desta solenidade, começam oficialmente as peregrinações com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses, com o objetivo de preparar espiritualmente os devotos e participantes para o Círio 2018, celebrado no segundo domingo de outubro, em honra a Rainha da Amazônia!    

Durante a Missa do Mandato, estavam presentes, o Superior Provincial dos Barnabitas da Região Norte, Padre José Adelson Ramos das Mercês, o Conego Vladian Silva Alves, Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano São Pio X, varios sacerdotes, diretores da Festa de Nazaré e representantes das 89 paróquias que integram a Arquidiocese de Belém.

As peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos lares foram criadas em 1972, pelo padre Giovanni Incampo, atual pároco de Nazaré, que também estava presente na solenidade.

 

Previsão

 

Pelas estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese/PA), com dados da Diretoria da Festa de Nazaré, as imagens de Nossa Senhora de Nazaré deverão visitar cerca de 110 mil lares paraenses, com cada imagem visitando cerca de 20 casas e a participação de 1,7 milhão de fiéis, na preparação para o Círio, no próximo e esperado, 2º domingo de outubro, dia 14 de outubro.

 

Kits

Os kits de evangelização que serão utilizados nas peregrinações são constituídos da Imagem da Virgem de Nazaré, Livros das Peregrinações e Cartazes do Círio 2018. As paróquias que desejarem adquirir os kits para as peregrinações devem dirigir ofício à loja Lírio Mimoso e, a partir do envio do ofício os kits ficarão à disposição para aquisição na própria loja (que fica ao lado da Basílica de Nazaré).

COMPARTILHAR