Leandro Toledano fala sobre energia renovável na Fenabel

Por: www.revistaamazonia.com.br

Dos dias 24 a 27 de abril, o HomeBiogas, sistema que reutiliza resíduos orgânicos para gerar biogás e fertilizante líquido natural, terá um estande na quarta edição da Feira de Negócios Agropecuários de Belém, PA, (Fenabel).

Em sua quarta edição a feira tem o objetivo de levar o agronegócio de diversas formas para o Estado, com exposição de produtos, leilões, interação com animais e seminários técnicos, no Parque de Exposições do Entroncamento.

Visando a construção de um mundo melhor, com práticas mais sustentáveis inseridas no dia a dia, Leandro Toledano, representante do HomeBiogas no Brasil, fará uma palestra sobre energia limpa. E também levará um sistema já montado para que os visitantes possam entender o funcionamento e mostrar como a sociedade pode evoluir com o uso de fontes renováveis.

O aparelho de sistema autônomo foi projetado para ser DIY “Do It Yourself”, que significa “Faça Você Mesmo”, na tradução para a língua portuguesa, ou seja, o próprio consumidor monta e prepara seu funcionamento de forma rápida e fácil.

De origem israelense e presente em mais de 100 países, o HomeBiogas está no Brasil desde julho de 2018. Além de ajudar na economia de energia, o equipamento tem importante papel na proteção do meio ambiente. Um sistema apenas já reduz até seis toneladas de emissão de gás de efeito estufa por ano e, com a diminuição do lixo destinado a aterros, caem também os gastos com transporte e espaço nos lixões, bem como o equipamento é aplicável na solução de sistemas de saneamento básico. Adicionalmente, ao substituir o carvão pelo uso do biogás, diminui-se o desmatamento e problemas alarmantes de saúde, que, segundo a ONU, 4,3 milhões de mortes anuais são causadas por complicações respiratórias relacionadas a esse minério.

“Outro grande diferencial do HomeBiogas é que ele recebe qualquer tipo de lixo orgânico, incluindo óleos e frituras, e não só legumes, vegetais e frutas in natura”, acrescenta Leandro Toledano, representante da marca no Brasil. Ele ressalta que o usuário só precisa se preocupar em manter a umidade, para garantir a atividade biológica.

O sucesso do aparelho é atestado mundialmente, como nos Estados Unidos, Austrália e em países da África. “A energia passa a ser quase que de produção autônoma em regiões isoladas, que sofrem com problemas de saneamento básico, iluminação, educação, produção e manutenção da produção do próprio alimento. No Brasil, temos que conscientizar a população como um todo e ajudar regiões precárias”, diz Toledano.

Projetado para uma família de, em média, oito pessoas, que resida em casa (não foi desenvolvida uma versão para apartamentos), o HomeBiogas tem o custo de R$ 5.900. “É um equipamento fácil de usar, que exige pouca manutenção e tem grande durabilidade. Seu potencial de impacto socioambiental é gigantesco, levando a sustentabilidade para dentro e fora das casas”, afirma o empresário.

Sobre o HomeBiogas

Criado por uma empresa israelense, há 10 anos, o HomeBiogas (www.homebiogas.com.br) chegou ao Brasil em julho de 2018.

Trata-se de um equipamento que reutiliza resíduos orgânicos para gerar biogás e um fertilizante líquido natural para plantar. Com três kg de lixo despejados por dia, é possível gerar até três horas de consumo de gás. Entre os benefícios, além da reciclagem e a economia de energia, estão os impactos na saúde, com a redução do uso de carvão e o emprego em sistemas de saneamento básico.

Cada sistema deixa de enviar 1 tonelada de resíduos orgânicos por ano para o aterro e de emitir seis toneladas de gás de efeito estufa na atmosfera.

Sobre a Fenabel:

A Feira de Negócios Agropecuários de Belém – FENABEL chega em sua 4ª edição neste ano de 2019. Com foco nos empreendedores rurais do Pará, sempre dando oportunidade a sociedade de conhecer as origens dos produtos consumidos na região, além de promover conhecimento e técnicas modernas de produção.

Uma feira consolidada, que apresenta um ambiente com excelentes oportunidades de negócios.

Objetivos:

  • Promover o encontro de produtores rurais com profissionais e empresas do setor;
  • Alavancar o setor do agronegócio de nossa região;
  • Proporcionar conhecimento através de cursos, palestras e empresas do setor;
  • Fomentar os investimentos no setor do agronegócio do estado.

Serviço:

Feira de Negócios Agropecuários de Belém – PA

Data: de 24 a 27 de abril de 2019

Local: Parque de Exposições de Belém (Entroncamento)

Entrada gratuita