Grupo de pesquisa da UFPa promove mais uma Campanha Praia Limpa

projeto praia limpa LAPMAR UFPA

Com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica e a comunidade local e despertar a importância da preservação do meio ambiente, o Projeto “Lixo Zero” e o LAPMAR, Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho da UFPA, irão realizar o Praia Limpa 2019. A segunda edição da campanha terá como tema “CadaAtitude Conta” e ocorrerá no dia 8 de junho, na praia do Chapéu Virado, na ilha do Mosqueiro. A ação  terá dinâmicas que visam à sensibilização ambiental, incluindo a limpeza da praia. Para se inscrever, acesse o formulário.

A ação será uma maneira de comemorar, com engajamento e colaboração de todos, o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia dos Oceanógrafos, celebrados no dia 8 de junho. “Precisamos entender que todos nós somos responsáveis pelos oceanos e pelos rios que estão sendo diariamente prejudicados por nossas ações nocivas. Para que haja esse engajamento da sociedade, temos que fazer esse alerta por meio de dados e ações como estas”, disse Sury Monteiro, professora da Faculdade de Oceanografia da UFPA e coordenadora do projeto.

projeto praia limpa LAPMAR UFPA

A professora explica que é vital a sociedade se unir em favor da manutenção dos recursos naturais, e a escolha do tema – “Cada Atitude Conta” – visa a uma reflexão sobre o impacto (positivo e negativo) que cada indivíduo causa ao meio ambiente, em escala local e global, além de focar nos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

“Precisamos sair do ‘automático’ e repensar nosso consumo, reutilizar os resíduos, destinar materiais para reciclagem e refletir sobre como cada atitude positiva é benéfica e essencial para a manutenção e o equilíbrio do planeta”, afirma Sury Monteiro.

Inscrições – Para participar, como voluntário, do dia da ação, é necessário preencher o item participante, do formulário de inscrição, disponível aqui.

Lixo Zero: do rio ao oceano –  É um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pará e tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre os impactos causados pelo descarte de resíduos sólidos na zona costeira, além de formar cidadãos engajados e comprometidos com as questões socioambientais.

Serviço: Campanha Praia Limpa 2019 – “Cada Atitude Conta”, na ilha do Mosqueiro
Data: 08 de Junho, de 08h às 16h.

projeto praia limpa LAPMAR UFPA