FCP inscreve para oficina de restauro e higienização de livros

730x250

As próximas oficinas de higienização e restauro de acervo de livros serão realizadas no mês de agosto, na Fundação Cultural do Pará (FCP). Essas atividades, oferecidas pela FCP por meio da coordenadoria de Processos Técnicos da Diretoria de Leitura e Informação, estão entre as ações com as maiores demandas pela população.

Para o mês de agosto, as turmas para as oficinas de higienização já estão formadas, porém os interessados ainda podem se inscrever, estando sujeitos a uma lista de espera, ou podem efetuar inscrição na turma de restauro, que segue com vagas abertas durante todo o mês de julho. As oficinas de higienização ocorrerão pela parte da tarde (13h às 17h) e as de restauro pela manhã (8h às 12h). As atividades começam no dia 1° de agosto e seguem até o dia 26.

Nesses cursos, os alunos aprendem técnicas de limpeza página por página de livros afetados por sujeiras de alimentos, insetos, gorduras e que com o tempo chegaram a um determinado grau de degradação. Os participantes avaliam os níveis de conservação das obras e após esse processo executam técnicas de restauração que envolvem desde a produção de novas capas, substituição de folhas danificadas e reparo de brochuras.

Entre enciclopédias, coleções, obras raras, os alunos das oficinas de higienização e restauro de livros contribuem diretamente com a manutenção do acervo bibliográfico da Biblioteca Pública Arthur Vianna, um dos mais visitados e importantes espaços da Fundação Cultural do Pará. As obras selecionadas para serem restauradas ou higienizadas são escolhidas por funcionários da biblioteca, que apontam quais livros estão degradados.

Suzana Tota, coordenadora de Processos Técnicos da FCP, conta que a escolha do acervo a ser restaurado é direcionada exclusivamente pelo usuário da Biblioteca Arthur Vianna, já que o foco das oficinas é dar prioridade aos livros mais procurados para consulta e empréstimo e que necessitam de restauração. “Como não podemos restaurar muitos acervos em tão pouco tempo, trabalhamos por prioridades, vemos qual setor da biblioteca tem demandas maiores e selecionamos essas obras, já que o trabalho de higienização e restauração requer um cuidado muito especial”, diz.

A coordenadora ressaltou, ainda, o fato dos participantes permanecerem como voluntários na Fundação após as oficinas, “Além dos alunos se tornarem voluntários, eles aprimoram o que aprenderam e ajudam os colegas que estão chegando, que ainda não têm conhecimento na área”, registrou a coordenadora Suzana Tota.

As oficinas de higienização e restauro de acervos são destinadas ao público em geral, gratuitas, e os alunos recebem certificados após o curso. Quem deseja aprender a restaurar e higienizar livros pode fazer sua inscrição a partir do contato pelo e-mail cpros@fcp.pa.gov.br ou pelo telefone 3202-4377 (Coordenadoria de Processos Técnicos da FCP).

COMPARTILHAR