Ensaio geral do Arrastão do Pavulagem é quarta e trajeto 2019 tem mudança

O festival de cores e música está chegando. O tradicional Arrastão do Pavulgem, que em junho enche de alegria as ruas da capital Belém do Pará, inicia domingo (16/06) e em 2019 traz novidades.

 Na quarta, dia 12/06, ocorre o ensaio geral do #ArrastãoDoPavulagem 2019, preparando o Batalhão da Estrela que sairá mais uma vez pelas ruas de Belém junto com o Boi Pavulagem em cortejos, que serão realizados durante os domingo do mês de junho e início de julho.

arrastao pavulagem ney marcondes
Boi em destaque no Arrastão do Pavulagem. (Foto: Ney Marcondes)

 O ensaio geral do Batalhão da Estrelas terá início às 19h, em frente a sede do Instituto Arraial do Pavulagem.

 Este ano, o trajeto dos arrastões será invertido. As concentrações ocorrerão na #PraçaDaRepública, ao redor do Theatro da Paz, saindo em direção à Praça dos Estivadores, onde estará montado o Arraial do Boi Pavulagem, uma estrutura com shows que receberá os brincantes.

 De acordo com o organizador do Arraial do Pavulagem, Walter Figueiredo, a finalidade das mudanças é para consolidar no Arraial como parte da cultura popular que é capaz de reinventar tradições para evoluir e garantir a sustentabilidade da manifestação cultural.

“Esta alteração ainda nos traz uma nova perspectiva estética, com um deleite à janela da baía do Guajará, que é um cenário de encontros memoráveis da história de Belém. Trata-se de um lugar diferenciado, marcado pela cultura participativa, inclusiva, interativa, lúdica e cidadã”, explica Walter Figueiredo, organização do Arraial do Pavulagem.

Ao longo dos seus 32 anos de história, a manifestação cultural teve outras adaptações: a concentração já foi em frente ao teatro Waldemar Henrique e dava uma volta na Praça da República. Com o tempo, o cortejo encantou mais gente e a praça ficou pequena para tantos brincantes, dando início ao trajeto que iniciava na escadinha da Estação das Docas e seguia até a Praça da República.

“Belém merece uma quadra junina que aproveite e revitalize seus espaços públicos. Toda a simbologia, a história e o propósito dessa manifestação nos últimos 32 anos é o que nos alimenta e nos faz ir pra frente como movimento. As parcerias que marcam esse ano vieram pra tornar o sonho mais real, revigorando a iniciativa e aumentando seu alcance na sociedade”, explica Ronaldo Silva, organização do Arraial do Pavulagem.

Os arrastões aconteceram nos dias 16, 23 e 30 de junho e, 7 de julho. O Arraial do Pavulagem acontece em 2019 com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, patrocínio da Equatorial Celpa através da lei de incentivo à Cultura –  Semear.

arraial pavulagem batalhão estrela tedxveropeso
Na Praça da República os brincantes do Batalhão da Estrela do Instituto Arrial do Pavulagem. (Foto: TEDx Ver-o-Peso)

Patrimônio Paraense

 O Arraial do Pavulagem é um grupo de música regional paraense, formado em 1987 pelos músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e, Rui Baldez.

 Em 2017 foi consagrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Belém por unanimidade na Câmara Municipal da cidade.

Programação

12/06 (quarta): Ensaio geral do Arrastão do Pavulagem 2019. Local: Praça dos Estivadores (em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem), a partir de 19h.

13/06 (quinta):
– Passeio com os mastros na baía do Guajará, chegada na escadinha da Estação das Docas;
– Folia junina de Levantação dos Mastros com o batalhão da estrela. Local: Praça dos Estivadores, com início na escadinha da Estação das Docas (Praça dos Pescadores), a partir de 18h.

16/06, 23/06, 30/06 (domingo): 1º Arrastão do Pavulagem 2019. Local: concentração na Praça da República, a partir de 9h, com destino a Praça dos Estivadores;

07/07 (domingo):
– 4º e ultimo Arrastão do Pavulagem 2019. Local: concentração na Praça da República, a partir de 9h
– Encerramento dos arrastões com a Derrubada dos Mastros. Local: Praça dos Estivadores (em frente a sede do Instituto Arraial do Pavulagem).