Dicas para praticar o consumo consciente e saudável

O Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. É o que diz um estudo realizado pela Mudanças Climáticas do World Resources Institute, instituição de pesquisas internacionais. Em um mundo em que a desigualdade social é recorrente e mais de 800 milhões dos habitantes passam fome, esse quadro é inaceitável. No fim dessa conta, todos perdem. Apesar de ainda pouco conhecido nesse lado do globo, o consumo consciente vem ganhando força. Confira cinco maneiras para evitar o desperdício no cotidiano:

Faça receitas sustentáveis

Apesar de alguns ainda torcerem o nariz quando o assunto é comer o que restou no dia anterior, esse é um hábito necessário. Basta formular receitas que deixam os ingredientes mais apetitosos. Por exemplo, o frango refogado de ontem, pode virar um escondidinho. O arroz “fundo de panela” se transforma em deliciosos bolinhos.

 

Compre produtos próximos ao vencimento

 

Além de ser uma prática anti-desperdício, os produtos com prazo de validade próximos também costumam ser mais baratos. Ferramentas criam a ponte entre consumidor e estabelecimentos, buscando boas ofertas em artigos prestes a passar a vencer. É bem prático: o comerciante se cadastra e expõe suas mercadorias. Após o registro, o cliente escolhe o que deseja no catálogo e opta por retirar os itens ou recebê-los.

 

Faça listas

 

Nada de colocar no carrinho tudo o que se vê pela frente. Antes de sair, confira o que realmente está em falta no armário e geladeira. Assim você leva para casa só o que for necessário. Outra dica é comprar com mais frequência. Não adianta tentar estocar frutas, legumes e verduras, já que em pouco tempo estarão inutilizadas.

 

Conservar é a nova moda

 

É possível congelar praticamente tudo. Basta higienizar, secar e guardar os mantimentos à vácuo ou em uma vasilha bem fechada. Frutas, folhas e verduras duram até três meses, enquanto carnes e frangos crus aguentam um ano. Já os peixes suportam de quatro a oito meses. Não se esqueça de etiquetar com a data de congelamento para não perder o controle.

Criatividade na cozinha

Utilize todas as partes do que for comestível, até as menos convencionais. Algumas alternativas são bem fáceis: cascas do abacaxi se transformam em um doce caseiro ou suco refrescante; sementes de abóbora assadas no forno rendem petiscos incríveis; os talos de beterraba podem ser batidos no liquidificador e misturados com ricota para um patê sensacional.

*O NDays é uma plataforma B2B2C que intermedia industrias, atacadistas, distribuidores e comerciantes que precisam vender com urgência, a comerciantes e pessoas que buscam itens de consumo imediato e bons preços. Por meio dessa ideia inovadora o e-commerce conecta empresas e consumidores e, ajuda a combater o desperdício. Saiba mais: www.ndays.com.br 

 

COMPARTILHAR