Como lavar verduras, frutas e legumes corretamente? Aprenda!

O costume de lavar verduras, frutas e vegetais é importante para eliminar fragmentos de terra, animais e micro-organismos. Nos dias de hoje, essa prática também é importante para diminuir a quantidade de agrotóxicos presentes nos alimentos. Mas nem sempre esse processo é feito da forma mais adequada.

Como lavar as verduras corretamente?

gemuese

Antes de aplicar qualquer agente de limpeza no alimento a ser descontaminado, é preciso retirar todos os fragmentos e restos de sujeira em água corrente. Dessa forma, a eficácia dos outros produtos limpantes será maior.

Após ter retirado todos os fragmentos de terra e sujeira, dissolva 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e deixe as verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Em seguida, despeje a solução e lave novamente os alimentos em água corrente.

ddbbe4378263ba9ea8542fd511fc7ce4--toe-nails-hair-care-tips

Faça então uma solução de 1/4 de copo de limão, 1/4 de copo de vinagre branco e 1/4 de copo de água; borrife nos alimentos e deixe por cerca de 5 minutos antes de enxaguar novamente em água corrente.

10736262_856999257677793_1644837112_o-400x267

Como funciona

O bicarbonato de sódio, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, degrada alguns tipos de agrotóxicos, facilitando a remoção física na lavagem.

Como ressalta o médico e nutricionista Eric Slywitch, apesar de serem muitos os tipos de agrotóxicos existentes e cada um possuir características químicas específicas, no Brasil, como a maioria dos alimentos está contaminada com orgafosforados (agrotóxicos ácidos), as soluções alcalinas (como a solução de bicarbonato de sódio) são mais eficientes para a remoção desses contaminantes.

Entretanto, de acordo com o nutrólogo, o uso de ácidos como o vinagre é mais bem sucedido na remoção de outros tipos de agrotóxicos menos utilizados (os agrotóxicos alcalinos) do que quando colocados em solução de bicarbonato de sódio* ou com água pura.

Por isso é melhor fazer a imersão em solução alcalina (a solução de bicarbonato de sódio) e depois em ácida (a solução de vinagre e limão), de maneira que tanto os agrotóxicos que se degradam com soluções alcalinas quanto os que se degradam com soluções ácidas possam ser eliminados da superfície dos alimentos.

Além do mais, o vinagre e o limão também servem para eliminar micro-organismos indesejados.

É importante saber quais agrotóxicos estão presentes no alimentos

unnamed--25-

Atualmente, a maioria dos consumidores brasileiros não sabe quais tipos de agrotóxicos estão presentes nos vegetais. O problema é que, para reduzir a presença desses agrotóxicos de maneira mais eficaz, além de saber como lavar verduras, é preciso saber também se os agrotóxicos são de base ácida ou alcalina.

Isso porque, como afirma o toxicologista-chefe do Departamento de Toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, se forem utilizadas soluções ácidas (como o vinagre) antes de serem aplicadas soluções básicas (como a solução de bicarbonato de sódio), os agrotóxicos ácidos podem até penetrar mais facilmente nos alimentos.

Dessa forma, partindo do pressuposto de que a maioria dos alimentos está contaminada com agrotóxicos ácidos, o mais seguro é mergulhá-los primeiramente na solução de bicarbonato de sódio (para remover os agrotóxicos ácidos) e depois no vinagre (para remover os micro-organismos e outros agrotóxicos de composição alcalina).

Nem todo o agrotóxico é removido

alimentos-com-agrotoxicos

É importante ter em mente que lavar as verduras não elimina todo o agrotóxico presente nos alimentos. Isso porque existem agrotóxicos sistêmicos, aqueles que estão no interior das verduras. Parte da remoção é apenas em relação aos agrotóxicos que ficaram na superfície do produto.

Reduzir o consumo de carne e investir nos orgânicos é a melhor opção

6963543568_32f3c384d1_o

Tendo em vista que as carnes e seus derivados animais, como o leite, concentram maiores quantidade de agrotóxicos do que os alimentos vegetais e não podem ser lavados, é mais seguro reduzir esse tipo de alimento do cardápio do que apenas saber como lavar verduras. Junto com essa atitude, também é melhor investir nos alimentos orgânicos, aqueles que não possuem agrotóxicos.

Boa Saúde!

Fonte: ECycle

Saúde Curiosa

COMPARTILHAR