Comitiva de Tucuruí visita a CAMTA

Por: paracooperativo.coop.br

A fim de buscar alternativas para a geração de emprego e renda para o município de Tucuruí, uma comitiva formada por autoridades, empresários, presidentes de cooperativas, associações e sindicatos de Tucuruí e em nível de Estado, visitou nesta sexta-feira (26) o município de Tomé-Açu para conhecer a Cooperativa Agrícola Mista de Tome-Açu (CAMTA), maior produtora de polpa de frutas, geleias naturais, pimenta-do-reino, amêndoas de cacau e óleos vegetais no Pará. Liderada pelo Prefeito Artur Brito, o objetivo da visita técnica foiconhecer os processos de produção da Cooperativa para firmar uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Tucuruí e a CAMTA.

 

A visita foi mediada por meio da SEDEME e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA). Conforme explica o Prefeito Artur Brito, essa visita técnica visa conhecer o empreendimento e propor parcerias futuras. O próximo passo será uma visita de retorno dos técnicos da CAMTA em Tucuruí, ainda a definir a data, possivelmente no final de novembro. A ideia é incentivar a Cooperativa para que possa utilizar a logística de embarque e desembarque de Tucuruí bem como colaborar com as cooperativas de Tucuruí e região para incentivar a fruticultura e seu beneficiamento. No futuro, esses produtos poderão ser processados em Tucuruí, gerando assim centenas de empregos para a população, reaquecendo e movimentação a economia de Tucuruí e região.

 

Além do Prefeito, estiveram no município de Tomé-Açu, os secretários Diego Toledo, de Desenvolvimento Rural; Hernandes Vaz, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; o presidente da Câmara Municipal, Rony Santos; os empresários Jair Seixas, vice-presidente da Federação Agropecuária do Estado do Pará (FAEPA), Marcelo Silva, presidente da ACIT; Guy Rangel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais; Prof. Dr. André Mesquita, vice-coordenador do Projeto Tecnolago/UFPA; o Coronel Mário André, do 13° Batalhão da Polícia Militar, Mônica Menezes, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Júnior Serra e Ernandes Raiol, respectivamente Superintendente e Presidente da OCB/PA.

 

Marcelo Silva, presidente da ACIT, fala que a expectativa é a melhor possível e a iniciativa da prefeitura é muito positiva, pois pode resultar na geração de renda e emprego e desenvolver ainda mais o município em longo prazo. Atualmente, a CAMTA conta com 200 cooperados, 2 mil pequenos produtores, programas de capacitação e outros projetos, que geram cerca de 10 mil empregos na região de Tomé-Açu.

 

Além de produzir polpa de frutas, hoje a cooperativa trabalha também com geleias naturais, pimenta-do-reino, amêndoas de cacau e óleos vegetais. São 13 tipos de frutas processadas e a produção chega a mais de 5 milhões de quilos de polpa/ano.

 

Jair Seixas, vice presidente da FAEPA, diz que conhecer o empreendimento abriu os olhos dos empreendedores do município. Para ele, o exemplo de Tomé-Açu pode ser seguido e com os investimentos certos, Tucuruí e a região podem despontar como potências da fruticultura. “Hoje temos muitos incentivos de órgãos públicos e privados e basta ter decisão política para fomentar o desenvolvimento. Nesse sentido, a Prefeitura de Tucuruí está no caminho certo”, enfatiza o empresário.

 

 

Mônica Menezes, da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará, avalia como positiva a iniciativa do governo de Tucuruí e lembrou que o sistema OCB e o governo do Estado estão a disposição para auxiliar nessa empreitada que é desenvolver a indústria e fomentar o desenvolvimento econômico e social. “Tucuruí tem uma grande vocação e quando os agentes políticos e a iniciativa privada se unem em prol de um projeto, não tem como não dar certo”, observa Mônica.

 

Na ocasião, o Presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, e o Prefeito Artur Brito assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando o fortalecimento das cooperativas de Tucuruí para o crescimento do cooperativismo local visando reaquecer a economia do município. “O cooperativismo vale muito e dá certo. É com este espírito de união que vamos melhorar a vida de nossa gente”, enfatiza o Prefeito.

 

Informações: Ascom Prefeitura de Tucuruí

COMPARTILHAR