Círio de Nazaré 2018: Fique por dentro da maior festa religiosa do Brasil

Em outubro, Belém costuma receber mais de dois milhões de visitantes que chegam de todos os cantos do Brasil para agradecer os milagres e saudar com muita fé a Virgem de Nazaré

O Círio de Nazaré é considerado o maior evento religioso do país e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo. Só para ter uma noção, a festa do Círio é tão importante em todo o estado do Pará que pode ser comparada a celebração do Natal.

A festividade possui uma importância cultural tão grande que foi registrada em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Esta é uma oportunidade única de conhecer a cidade de Belém e também a região amazônica de um ângulo diferente da maioria dos turistas. Mesmo que você não seja católico, o Círio de Nazaré oferece muitas atrações culturais, de lazer e excelentes surpresas gastronômicas. Além dos pontos turísticos e passeios já tradicionais da região.

Programação do Círio de Nazaré

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é sempre no segundo domingo de outubro, esse ano dia 14, mas as celebrações tem início na terça-feira, dia 09/10, com uma missa solene. Na quinta, 11/10, acontece a Missa de apresentação do manto. Na sexta-feira, 12/10,  a imagem é levada aos moradores dos municípios de Marituba e Ananindeua, em um trajeto de 55 km.

No sábado, 13/10, a imagem segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco até a capital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem até a Catedral da Sé, com milhares de fiéis segurando velas. Quase todas as casas, estabelecimentos comerciais e públicos são decorados com o tema da festa. As apresentações musicais começam nos primeiros dias de outubro, mas o ponto alto do evento acontece no segundo domingo, com a celebração de uma missa em frente à Catedral da Sé, às 5h30. Domingo, 14/10, ás 7 horas da manhã tem início a procissão, que percorre as ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, em um percurso de 3,6 km. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais longo da história aconteceu em 2004, que teve a duração de 9 horas e 15 minutos. Ufa!

 

COMPARTILHAR