Cerimônia marca os 102 anos da Casa Militar da Governadoria do Pará

0
73

Por: www.revistaamazonia.com.br

O governador Helder Barbalho e o vice-governador, Lúcio Vale, foram homenageados na tarde desta quinta-feira (14), como personalidades que colaboram com a Casa Militar da Governadoria do Pará. A entidade completou 102 anos de criação no último dia 12 de fevereiro e, para marcar a data, foi realizada uma cerimônia militar no Palácio do Governo. Helder Barbalho e Lúcio Vale condecoraram, com a Láurea do Mérito Pessoal, cinco policiais militares destacados pelos relevantes serviços prestados à corporação: o major André Queiroz; o capitão Khistian Castro; a capitã Verena Nascimento; a 3º sargento Sandra Silva e o 3º sargento Elvis Monteiro.

A Casa Militar da Governadoria foi criada em 12 de fevereiro de 1917 pelo então governador Lauro Sodré. Sua principal missão é assistir o governador em assuntos militares; coordenar as relações do chefe do Executivo estadual com autoridades militares; garantir a segurança do governador e seus familiares, bem como cuidar do seu transporte aéreo, fluvial e rodoviário.

Reforço – O atual chefe da Casa Militar da Governadoria é o coronel Osmar Vieira da Costa Júnior, que, seguindo uma diretriz do governador Helder Barbalho, reduziu em 50% o número de policiais lotados na instituição, com o intuito de reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. “Gostaria de parabenizar o governador Helder Barbalho e todo o time da Secretaria de Estado de Segurança (Segup) pela redução já alcançada nos índices de criminalidade do Estado, neste início de governo. Também cumprimento os policiais militares que hoje recebem a Láurea do Mérito Pessoal, pois ela é um reconhecimento pela conduta, mas também é um agradecimento do Governo do Estado e da sociedade”, enfatizou.

Além do governador Helder Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale, outras personalidades também foram homenageadas como colaboradoras da Casa Militar da Governadoria. Entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado; o Ouvidor-Geral do Estado, Arthur Houat; o secretário de Estado de Cidadania, Ricardo Balestreri; o chefe de gabinete do Governo, Luiziel Guedes, e o diretor de Cerimonial do Governo, Marcelo Pinheiro.

Ao final da cerimônia, que teve a participação da Banda de Música da Polícia Militar, houve a apresentação dos alunos do Curso de Formação de Praças (CFPAP), a primeira turma de policiais militares formada na atual gestão.

Por Elck Oliveira