A cantora e compositora paraense Dona Onete, conhecida em seu Estado como a diva do carimbó “chamegado” que mistura brega, bolero e samba, foi anunciada como a atração nacional da Virada Sustentável Manaus 2019, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, que acontecerá no período de 26 à 28/06, com centenas de atividades gratuitas em todas as zonas de Manaus.

Será a primeira vez que a Virada Sustentável terá uma atração nacional. O show da Dona Onete promete reunir fãs da artista numa apresentação focada no último álbum dela, o “Rebujo”.

A proposta da Virada Sustentável Manaus é aumentar o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade, utilizando atividades lúdicas e inspiradoras como ferramenta, ligada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 800 voluntários estarão envolvidos na mobilização.

De acordo com o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, a virada veio com o objetivo de fazer a mudança para melhorar o mundo.

“A sociedade perdeu sua conexão com a natureza. A Virada vem trazer a mudança, fazer repensar, fazer um alerta, uma chamada para a população, bem como conectar as instituições que tem o propósito de melhorar o mundo. Os mais de 800 voluntários inscritos em apenas três dias demonstra que a sociedade está sedenta de oportunidades de participar, de fazer algo”, enfatizou Virgílio Viana durante a cerimônia.

Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina será em Manaus. (Foto: Virada Sustentável)

Novidades

Entre as novidades anunciadas no lançamento, está a inclusão de mais um dia na programação do festival, antes realizado ao longo de um fim de semana, agregando agora a sexta como um dia dedicado à disseminação de conteúdo, com a realização de atividades como palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outras.

Outro destaque desta edição será a abertura do festival, marcada para o dia 25 de julho, no Largo São Sebastião, com apresentação da Amazonas Jazz Band. “Sempre realizamos a abertura no Teatro Amazonas, mas, por conta da limitação de espaço, decidimos levar o evento para o Largo, garantindo que mais pessoas possam participar e ter acesso ao espetáculo”, Paula Gabriel, coordenadora da Virada Sustentável Manaus.

Além do Largo São Sebastião, a Virada Sustentável terá palco com shows e apresentações gratuitas no Monte das Oliveiras, Redenção, Bosque dá Ciência e Shopping Manaus Via Norte.

Para integrar a programação cultural, estão abertas inscrições para artistas com projetos que se enquadrem nas modalidades de teatro, dança, tradução em libras, música, grafitti, artes cênicas e artes gráficas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até essa segunda (10/06) no site.

O edital também está aberto para oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que desenvolvem iniciativas.

Lançamento

A quarta edição da Virada Sustentável Manaus será lançada nesta quinta-feira (12), com programação especial e gratuita para o público, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião e na Casa das Artes, no Centro.

O objetivo é mobilizar a população para participar do festival, que será realizado nos dias 28 e 29 de julho, pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações.

O lançamento traz a temática “Por uma cidade e mundo melhor” e terá atividades como entoação de mantras, meditação e dança circular, das 17h às 18h, no Largo de São Sebastião. Na Casa das Artes, às 19h, haverá a exibição do documentário “Sob a Pata do Boi”, uma coprodução do site de jornalismo ambiental ((o))Eco e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A entrada no local é liberada.

Mais info acesse: Virada Sustentável.

Serviço: Virada Sustentável Manaus 2019, maior festival de sustentabilidade da América Latina, na região da cidade de Manaus, no período de 26 à 28/06.

virada sustentável manaus
Maior festival de sustentabilidade da América Latina será em Manaus. (Foto: Virada Sustentável)