Bons motivos para gostar ainda mais de chocolate

Por: www.revistaamazonia.com.br

Quantas vezes você já ouviu que chocolate faz mal para a saúde, que engorda, dá espinha, sendo um vilão na sua vida? E, mesmo assim, você continuou se deliciando, apesar de ter de conviver com uma culpa gigantesca, certo?

Pois saiba que o doce mais amado do mundo tem muito mais benefícios do que se diz por aí! Trouxemos alguns mitos e verdades para entender tudo sobre ele, que é a nossa maior paixão. Vamos conhecer alguns fatos sobre o chocolate?

É verdade que diabéticos não podem consumir chocolate?

Bom, temos um primeiro mito derrubado! Portadores de diabetes podem comer doces e chocolates sim, e essa informação vem da Sociedade Brasileira de Diabetes. De acordo com o site da organização, se for para consumir em porções menores e seguindo uma dieta rigorosa junto aos médicos, está liberado.

Claro que a regra vale apenas para os do tipo amargo, ou seja, não é para considerar o chocolate ao leite, ou o branco, nessa! Os chocolates amargos são mais saudáveis mesmo, pois não contêm os açúcares e gorduras que os demais apresentam em sua composição.

Chocolate provoca espinhas?

Então, essa é mais polêmica. Para começo de conversa, temos um fato: não existe nenhuma pesquisa que conseguiu comprovar, de fato, a relação desse doce com a incidência de espinhas. Ou seja, em teoria, é um mito!

Porém, antes que você comece a comemorar com uma barra enorme, entenda que os estudos não foram conclusivos! E isso quer dizer que, assim como não conseguiram comprovar, também não há evidências para refutar e, assim, chegarmos a uma conclusão.  

Não se sabe de onde veio esse papo, mas vamos considerar que talvez seja o caso de manter aquela pulguinha atrás da orelha? Não custa nada, né?

É verdade que chocolate faz bem para o coração?

Olha que legal: a sua sobremesa favorita faz seu coração bater mais forte! De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, ao comer chocolate, seus batimentos cardíacos podem sair de 60 para até 140 batidas por minuto.

Ah! Quer saber mais? Esse estudo também fez um comparativo entre o consumo de chocolate e beijos apaixonados, por meio do monitoramento das frequências cardíacas e as atividades cerebrais de casais em dois momentos: beijando-se e comendo o alimento. O resultado foi que os estímulos foram muito maiores com o chocolate do que com o momento do beijo!

Dito isso, já sabe: está sem contatinhos? Tudo bem, uma barrinha deixa seu coração mais aquecido!

Chocolate engorda?

Veja bem! Não é exatamente verdade, mas também não é lá um mito. Se você exagerar e comer em grandes quantidades ou em grande frequência, pode ser que você ganhe alguns quilinhos sim, viu? Até porque, se parar para pensar, nada em excesso faz bem.

No caso do chocolate, o problema são as gorduras e açúcares, elementos extremamente calóricos, por isso não é bom para a saúde comer demais. Por outro lado, um estudo do  National Institutes of Health mostrou que pessoas que ingeriam o doce todos os dias, mas em pequenas porções, tinham um IMC menor do que quem comia com menos frequência! Sabendo dosar, vai até te fazer bem!

Chocolate diet ou tradicional: qual é melhor?

Cuidado com a cilada, hein? Quando o chocolate é diet, isso significa que ele foi feito sem açúcar. É uma opção para diabéticos, por exemplo. Entretanto, isso não quer dizer que o produto seja menos calórico, ou que ajude a emagrecer!

Aí que mora a armadilha! O tipo diet pode ter muito mais gorduras e calorias para compensar a falta de açúcar e manter o sabor. O que significa que, no fim das contas, ele pode ser tão ou mais calórico que um chocolate tradicional ao leite. Na dúvida, dar aquela checada básica nas informações nutricionais!

É verdade que chocolate melhora o humor?

Só em provar um pedacinho, já esboçamos um sorriso de satisfação, mas não só porque nosso paladar fica feliz. O cacau, que é parte essencial da produção do alimento, contém componentes que ajudam a produzir endorfina e serotonina no nosso organismo.

Isso significa que, de fato, o nosso doce favorito traz a sensação de felicidade e também ajuda no nosso bem estar. Conclusão: sabendo apreciar com moderação, o chocolate traz a felicidade sim!

Sabe de mais alguma história sobre o chocolate que você não sabe se é verdade ou mentira? Compartilhe com a gente!

Fonte: Dufry