6º Anuário Mineral do Pará do Simineral

730x250

Ainda em comemoração aos 10 anos do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), seu presidente, José Fernando Gomes Júnior, lançou no dia 13 de março, o 6º Anuário Mineral do Pará 2017, com o tema “Mineração – Presente na nossa evolução”. O lançamento, na semana do Dia da Mineração, ocorreu no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.

Durante a abertura da solenidade festiva, José Fernando Gomes Júnior, o presidente do Simineral, disse que mesmo o País ainda sofrendo reflexos da crise econômica, o setor mineral tem bons motivos para comemorar, com grandes projetos e investimentos. “Costumo dizer que a crise é um aprendizado. Quem fez uma gestão séria e competente, reduziu seus custos, saiu na frente. O setor mineral no estado do Pará, hoje, tem investimentos previstos na ordem de 24 bilhões de dólares para até 2021”, enfatiza José Fernando, destacando ainda o saldo positivo: 281 mil empregos diretos e indiretos já foram gerados no estado. E, até 2021, serão necessários mais 91 mil postos de trabalho para expansão e abertura de novas minas que irão acontecer dentro do Pará. O presidente do Simineral relembrou ainda, que no final do ano passado foi inaugurado o S11D – maior complexo minerador da história da Vale, um empreendimento que integra produtividade com respeito pelas pessoas e tecnologia com inteligência ambiental. No último mês de fevereiro saiu a licença de instalação para dois projetos grandes para mineração de ouro. Dos US$ 10,511 bilhões em exportações totais do Estado do Pará em 2016, as Indústrias de Mineração e Transformação Mineral responderam por 86,4% deste valor. Juntas, exportaram US$ 9,083 bilhões, fazendo do setor mineral o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense.

Durante a festiva grandiosa cerimônia, foram concedidas duas comendas: as premiações Comenda de Mérito “Minerador Honorário” e Título Honorífico “Minerador Destaque”, além dos lançamentos do 6° Concurso de Redação na Mineração, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o 5° Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, por meio do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor). Entre as novidades da noite, destacou-se o lançamento do Prêmio Comunicação Simineral, que abrange todo tipo de mídia, com publicações voltadas ao setor mineral no estado.

A solenidade foi enlevada pela apresentação musical com apresentação das crianças e jovens do Programa Vale Música, que atende mais de 200 estudantes com idades entre sete e 21 anos, com o objetivo de promover a formação e profissionalização por meio da música.

Em edição bilíngue (português/inglês), 188 páginas, com tiragem de 10 mil exemplares impressos, o dobro das edições anteriores, que serão distribuídos de forma gratuita em escolas e bibliotecas públicas e na Casa da Mineração.

“Esta edição do Anuário Mineral do Pará tem um capítulo especial sobre o pioneirismo da mineração, justamente reconhecendo aqueles que chegaram entre os anos de 1970 e 1980 e fizeram as pesquisas minerais que o setor está concluindo agora. Tem ainda o capítulo das mulheres na mineração e outra sobre as mulheres pioneiras” que e esse ano as trazem como as pioneiras, pois o capítulo em homenagem a elas já havia desde a edição passada, a diferença é que nesse ano é só com mulheres no pioneirismo”, enfatizou o presidente do Sindicato.

José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato teve o desafio de fazer esta edição muito mais atrativa, focando na história da mineração e do Simineral nos últimos 10 anos. “Contém o grande legado que a mineração tem deixado no Pará, especialmente nos municípios onde atuamos, formando as pessoas, formando essa geração da mineração que eu costumo dizer. Além disso, os municípios onde há mineração são os que mais se destacam. Importante notar que há uma evolução da mineração junto com a legislação que vai sendo criada. Lá atrás não havia, por exemplo, EIA RIMA, audiências públicas, conselho estadual de meio ambiente com representação de toda sociedade, ONGs, OAB, entidades de classe laboral e patronal, que fazem análises das licenças ambientais para que os projetos possam atuar na região. A mineração é, portanto, cada vez mais sustentável e importante para a sociedade”, afirmou José Fernando. 

“Sem dúvidas esta é uma edição mais do que especial, e, por isso, escolhemos o tema ‘Mineração – Presente na nossa evolução’, para mostrar que a mineração está no dia a dia das pessoas e o quanto ela é importante para todos”, comemora o presidente do Simineral.6º Anuário Mineral do Pará – Presente na nossa evolução

A versão online do Anuário Mineral do Pará, pode ser acessada no portal do Simineral, através do endereço: simineral.org.br

Homenagens

Durante a cerimônia de lançamento do 6º Anuário, foram concedidas as Comenda Mérito da Mineração e Título Honorífico “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo dos anos.

Este ano os grandes homenageados foram o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda, com o Mérito da Mineração, e Murilo Ferreira, presidente da Vale, como Minerador Destaque.

 Murilo Ferreira foi nomeado diretor-presidente da Vale em maio de 2011. Possui mais de 35 anos de experiência no setor de mineração e iniciou sua carreira profissional na Vale em 1977 como analista financeiro e econômico. É membro do CEO Advisory Board do Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e integrante do Brazil-Japan Wise Men Group.

Murilo Ferreira, contribuiu muito para o setor no Pará, sendo um dos idealizadores do Projeto Paragominas e quem implantou o projeto S11D no estado.

A Comenda de Mérito “Minerador Honorário” foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda – ineditamente, pelo terceiro biênio consecutivo, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Márcio Miranda é capitão reformado da Polícia Militar e médico cirurgião geral. O deputado Márcio Miranda, recebe a honraria por toda parceria, diálogo e contribuição com o setor, como a criação do Dia da Mineração e da Frente Parlamentar da Mineração e ter sempre atuado como interlocutor no diálogo com o Governo Estadual.José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral

Menção honrosa

Ainda na festa de lançamento do Anuário, foram  concedidas menções honrosas para a comunidade libanesa, pelos mais de 100 anos no Pará; para o Espaço São José Liberto, pelos 15 anos de fundação e ser grande parceiro do setor mineral; Mineração Buritirama, com 15 anos de operação em Marabá, no Pará, empresa de manganês, inclusive com matéria especial no Anuário; e a Sinobras, uma empresa do setor, também sediada em Marabá, com 10 anos de operação no estado e com forte atuação na verticalização da produção mineral, na fabricação de cabos de aço, pelos 10 anos de operação no estado.

Anuarinho

Entre as novidades, destacam-se o lançamento do Anuarinho, que ganhou mais vida, (anteriormente era feito uma publicação dentro do Anuário e agora é um livro a parte), apresentado em formato de livro e separado trazendo a Dorinha – uma mineradora infantil, abordando tópicos da história da mineração, para incentivar, por meio de histórias ilustradas e jogos, a formação de gerações futuras da mineração no Pará.

6° Concurso de Redação na Mineração   

Lançado durante a solenidade, já estão abertas as inscrições para a sexta edição do Concurso de Redação Simineral-Seduc, com o tema “Mineração –Presente na nossa evolução”. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que terão a oportunidade de conhecer de que forma a mineração está presente no dia a dia de cada um deles. Para confirmar a inscrição, basta acessar o site da secretaria (www.seduc.pa.gov.br). A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) tem como foco a aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento cognitivo dos estudantes da rede pública. Como ressaltou o presidente do Simineral, José Fernando Gomes, o concurso de redação já se tornou sucesso, dada a participação maciça dos estudantes de todas as regiões do Estado. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do Estado, porque estamos fazendo a geração da mineração acontecer aqui no Pará”, afirmou.

José Fernando Gomes destacou que até o final deste semestre serão premiados no concurso estudantes, professores, escolas e a torcida mais animada. Já participaram nas cinco edições do concurso de redação, cerca de 15 mil estudantes de todos os municípios paraenses.Logo-10-anos-Simineral-SEM-LEGENDA

Prêmio Simineral de Comunicação

Dando prosseguimento às comemorações dos 10 anos do Sindicato das Indústrias
Minerais do Estado do Pará (Simineral), o Prêmio Simineral de Comunicação foi lançado junto com o Anuário Mineral do Pará e, agora, várias categorias profissionais podem participar, como publicitários, social medias, relações públicas, produtores de vídeos, designers gráficos, fotógrafos, multimídia e jornalistas de todo o Brasil. O Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo continua, como uma categoria, além do Prêmio Simineral de Conteúdos Digitais e da homenagem especial ao Comunicador do Ano.

Em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo chega a sua quinta edição, premiando as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre o desenvolvimento do Pará por meio da mineração. Segundo o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, “o Prêmio Simineral de Comunicação foi criado para estimular não só jornalistas a contarem sobre o crescimento econômico, produção, sustentabilidade, projetos sociais, geração de emprego e renda, exportação, filantropia, dentre outros projetos da mineração, como também vários outros profissionais, principalmente os que produzem conteúdos digitais, e assim tornar o setor mais conhecido e próximo da população”. A ficha de inscrição e todas as informações sobre a premiação estão disponíveis no site do Simineral: www.simineral.org.br.

 

Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral)

End: Travessa Rui Barbosa, 1536; Fone: (91) 3230-4055

Nazaré-Belém-Pará

CEP: 66055-260

simineral@simineral.org.br

COMPARTILHAR